Categories: Notícias

Lixo vira enfeites de Natal no Parque da Cidade

Denise (de preto) com suas alunas durante uma das aulas de oficina de artes. Foto: Edson Reis

Por Jana Tork

Já pensou em criar seus enfeites natalinos, brinquedos, artigos de decoração, utilitários e ajudar o planeta? A oficina de artes e reutilização de materiais que está rolando no Parque da Cidade te dá uma força.

Trata-se da iniciativa da artesã serrana Denyse Vianna, que tem apoio do município, oferecendo aulas gratuitas para os frequentadores do parque e aulas pré- agendadas para grupos e instituições.

Segundo Denyse, reduzir, reutilizar, reciclar e reeducar são as palavras-chave do projeto, uma vez que a matéria-prima base para os trabalhos desenvolvidos num dos quiosques do parque são as garrafas pet.

Segundo a artesã, a escolha por esse material veio pela necessidade de reduzir o lixo no ambiente e por ser barato.

As possibilidades são muitas: brinquedos, utilitários, artigos para decoração e, atualmente, enfeites natalinos. “A gente ensina a fazer desde árvores de natal, guirlandas até bonecos de neve e anjos. “Não existe limite para a criatividade”, observa.

Denyse diz que usa, em média, mil garrafas por mês em suas oficinas no local.  Além dos frequentadores do parque, a artesã atende escolas, creches, empresas, instituições públicas e privadas e nos projetos do Serra Cidadã, programa do município voltado para comunidades carentes.

Uma das alunas, a funcionária pública, Patrícia Aprígio, diz que aplica o aprendizado no trabalho. “Trabalho na Zoonoses com educação em saúde, onde dou oficinas sobre reutilização das garrafas pet”, assinala.

Para a aluna Irone dos Reis, de Jacaraípe, as aulas contribuem para a melhoria de sua aprendizagem, “além de ser terapêutico”, frisa.

Já a aluna Mafalda dos Reis, diz que irá decorar a festa de aniversário da neta com as técnicas que aprende nas oficinas. “O tema será a natureza e irei decorar com flores e borboletas”, revela.

O Parque da Cidade fica em Laranjeiras e funciona de segunda a domingo, das 6h às 21 h. Por sua vez, as oficinas são oferecidas de graça às terças, quartas e quintas de 9h às 16h. O quiosque funciona de 9h às 18h de segunda a sexta. Mais informações no 3338 – 7302.

 

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Comunicado – 08/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Polícia prende jovem que atirou na cabeça de passageira em ônibus do Transcol na Serra

A Polícia Civil prendeu um jovem suspeito de atirar na cabeça de uma passageira em ônibus do Transcol na Serra.…

10 horas atrás

Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação O supermercado Atacadão, pertencente…

10 horas atrás

Domingo tem festival de pagode em homenagem ao Dia das Mães na Serra

Entre os nomes confirmados no festival de pagode, na Serra, estão Pagode & Cia, Chopp Samba, Pagolance, Sem Medida, Resenha…

10 horas atrás

Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores

Para muitos trabalhadores, a antecipação de salário ou o crédito consignado parecem soluções rápidas. Crédito: Divulgação Empresas têm papel estratégico…

11 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego de nível fundamental e médio na Serra

A Fortlev abriu vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental, médio ou técnico. Crédito: Divulgação A Fortlev, uma das…

12 horas atrás