Categories: Divirta-se na Serra

Lixo vira escultura, móveis e quadros pelas mãos de artista da Serra

Por Clarice Poltronieri

 

Marília está restaurando seu atelier e recebe visitas por agendamento.

Lixo zero. É esse o princípio que rege a arte de Marília Edaniane. Ela é mais uma pessoa talentosa e sensível que possui seu ateliê no entorno da Casa de Pedra do Neusso, em São Francisco, Jacaraípe.

Marília é uma das articuladoras da Associação dos Artistas e Artesãos Vila das Artes(Avart). Ela nasceu na cidade mineira de Pescador e veio para a Serra em 1998. Inicialmente, a artista se instalou na região de Carapina, onde fez trabalhos sociais com crianças de rua. Na ocasião já incluía a reciclagem em oficinas de arte.

Marília pinta quadros, faz esculturas e fabrica móveis utilitários, basicamente com material descartado. “A minha proposta é tocar as pessoas com a arte e leva-las a refletir sobre o conceito de lixo e, quem sabe, ter uma vida mais sustentável”, diz.

Marília é vegana e como na alimentação não faz uso de produtos industrializados, sua produção de lixo é quase zero. Para ela, o caminhão de coleta de lixo é dispensável, pois os resíduos orgânicos que gera em sua cozinha viram adubo através da compostagem que ela mesma faz. Já o que não é orgânico, vira fonte de inspiração para suas peças, que são todas exclusivas.

Além do envolvimento com a arte, Marília é uma ativista das causas ambientais e culturais, ajudando a divulgar manifestações folclóricas quase esquecidas, como o Boi-Graúna, e caminhadas de conscientização ecológica, especialmente no litoral serrano. “Acredito no consumo mínimo necessário e quero levar essa consciência às pessoas através da arte”, acrescenta.

Agendamento

Como o atelier da artista ainda está sendo revitalizado, ela não faz uso da bandeira branca da Avart, para sinalizar se o espaço pode ser visitado ou não. Por enquanto Marília só recebe visitantes com agendamento prévio.

“Moro na região desde 2006, mas foi só em 2013 que consegui criar meu próprio espaço, que no momento se encontra em revitalização. Minha casa é um espaço de vivência, onde desenvolvemos oficinas de arte, encontros culturais e outros eventos”, conclui.

Para agendar oficinas ou vivências, basta entrar em contato com a artista: 99958-5659 ou mathiadi@gmail.com

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Weverson Meireles inicia mandato visitando unidades de saúde da Serra

O prefeito Weverson Meireles iniciou seu mandato visitando unidades de saúde da Serra. Crédito: Divulgação Após ser empossado em sessão…

4 horas atrás

Deck 16 abre 2025 com muito forró e vista para o nascer do sol na Serra

A programação desta edição do Deck 16 traz nomes de peso no cenário do forró tradicional como o Trio Forrozão…

10 horas atrás

Programação de bares agita a primeira quinta-feira do ano na Serra

Se você está em busca de um lugar para curtir a primeira quinta-feira de 2025 com muita música, comida boa…

11 horas atrás

Estado abre mil vagas gratuitas para cursos superiores em faculdades

O Governo do Estado abriu mil vagas gratuitas para cursos superiores em faculdades. Crédito: Divulgação O Governo do Espírito Santo…

11 horas atrás

Saulinho é reeleito presidente da Câmara da Serra

O vereador Saulinho da Academia foi reeleito presidente da Câmara da Serra. Crédito: Gabriel Almeida O vereador Saulinho da Academia…

1 dia atrás

Weverson Meireles é empossado como prefeito da Serra

O prefeito Weverson Meireles foi empossado na Câmara da Serra nesta quarta-feira (1º). A vice-prefeita Gracimeri Gaviorno também tomou posse.…

1 dia atrás