Renato Ribeiro
O que prometia ser a solução para o problema dos lixões em Barcelona parece ter tido efeito contrário do esperado. É que segundo moradores do bairro, após a criação da Área de Transbordo e Triagem (ATT) na entrada do bairro pelo acesso da rodovia BR-101, novos pontos lixões surgiram. Inclusive ao lado da ATT. Nem mesmo a Horta Comunitária, criada no local onde era um ponto viciado de descarte, tem sido respeitada.
“Por onde a gente anda no bairro, vê um novo lixão se formando. Moro perto do transbordo e vejo morador e carroceiro jogando lixo a menos de 50 m da área. Não há fiscalização e infelizmente falta consciência das pessoas”, pontua o morador Anderson Carradine Vieira.
“Para ir da minha casa até o ponto final do bairro, passo por pelo menos 3 lixões em pouco mais de 500 metros. É um absurdo, já que há tantos casos de dengue e zika vírus”, frisa a moradora Marlene Coutinho.
O Secretário de Serviços do município, Samuel Dias, informou que nos próximos 30 dias serão limpos os pontos viciados de resíduos em Barcelona e Colina de Laranjeiras. O secretário fez um apelo aos moradores para que não contratarem carroceiros ou outro serviço de frete, sem saber o local de descarte da sujeira.
“Oferecemos de graça o recolhimento de móveis e utensílios. Já os pequenos geradores de entulho devem levar até a ATT de Barcelona ou ao Projeto João de Barro em Novo Porto Canoa. Quem contrata carroceiro sem saber do destino do resíduo pode responder por crime ambiental”, alerta. O telefone para agendar recolhimento de móveis e utensílios é 3341-4153.