A Serra lidera o ranking de geração de empregos no Espírito Santo. Desde o início do ano até setembro, o saldo entre admissões e desligamentos foi de 9.048 novos postos de emprego. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.
O número supera em mais de 41% o saldo do segundo município do ranking, a capital Vitória, que registrou 6.392 novas vagas de emprego no mesmo período. A Serra lidera também no mês de setembro, com saldo de 1.241 contratações, e no acumulado nos últimos 12 meses, com 13.711 novos empregos, número quase 80% superior aos do segundo município da lista, a cidade de Vila Velha, com 7.621 novos postos.
O secretário-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Renato Ribeiro, afirmou que essa liderança no ranking foi possível devido à preocupação da gestão do prefeito Sergio Vidigal com a criação de empregos na cidade.
“Sob a liderança do prefeito Sérgio Vidigal a Serra, através de uma gestão integrada e de um trabalho multissetorial, colocamos a o município da Serra na liderança na geração de oportunidades. Através da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda do município, temos intensificado a busca de oportunidades junto as empresas instaladas na cidade, a fim de disponibilizarmos essas vagas para os nossos munícipes através do sistema do Sine”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, o objetivo é manter a Serra sendo a locomotiva do ES. “Além de sermos o município que mais gera emprego, a gestão está empenhada para que possamos continuar sendo a locomotiva do ES, sendo a campeão em geração de oportunidade, renda e dignidade para as famílias”, finalizou.
Já a secretária de Desenvolvimento Econômico da Serra, Lilian Mota, credita a posição do município a uma combinação de fatores. “A Serra conta com diversos polos empresariais e abriga empresas de grande porte nos setores industriais e de logística, que junto a uma cadeia de prestadores de serviços demanda a contratação de força de trabalho”.
De acordo com a secretária, os números refletem também o empenho da gestão do prefeito Sergio Vidigal na implementação de ações que atraiam empregos para o município da Serra.
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está em diálogo permanente com o empresariado, a fim de atrair novos empreendimentos e oferecer melhores condições ao que estão instalados no município. Além disso, incentivamos a economia solidária e buscamos fortalecer o setor agrícola do município”, explica a secretária Lilian Mota.
Empreendedorismo
Junto às iniciativas para gerar emprego no município, a Prefeitura tem atuado no fomento ao empreendedorismo. Para isso, no dia 13 de outubro foi lançado o programa Serra Cidade Empreendedora, parceria entre o município, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes).
Entre as ações previstas no programa estão formação interna, consultorias, diálogos com a sociedade, capacitação de nichos estratégicos e educação empreendedora, entre outras.
Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…
Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…
A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…
O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…
Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…
A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…