A Serra é a cidade que mais gerou emprego durante os primeiros meses de 2023 no Espírito Santo. De acordo com dados do Novo Caged – divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – a cidade possui saldo positivo de 2.029 postos de trabalho de carteira assinada entre janeiro e março deste ano. Somente no mês de março, foram 1.661 contratações.
Em todo o Espírito Santo, o saldo de empregos de março chega a 4.449. Ou seja, a Serra representa 37% dos postos de trabalho conquistados no Estado.
Já no acumulado do ano, de janeiro a março, o Espírito Santo apresenta um saldo de 9.722 postos. Deste total, a Serra representa cerca de 20%. Nas duas situações, tanto nos dados de março, quanto no acumulado do ano, a cidade lidera o ranking de municípios que mais empregam.
Em todos os três primeiros meses do ano, a Serra registrou 23.717 admissões e 21.688 desligamentos, o que fez possuir o saldo positivo de 2.029.
Dados de março no ES
Em março, atrás da Serra vem Cariacica, com 701 postos de trabalho. Em seguida, Aracruz, com 540, Vitória, com 160, Viana, com 9. Já Vila Velha teve saldo negativo de -1.
Acumulado do ano
Já no acumulado do ano, a Serra lidera com 2.029, sendo seguida de Vitória (1.104), Aracruz (938), Cariacica (878), Linhares (849) e Viana (213). Vila Velha teve saldo negativo de – 179.
Serra é a locomotiva econômica do Estado
O secretário-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Renato Ribeiro, afirmou que essa liderança no ranking foi possível devido à preocupação da gestão do prefeito Sergio Vidigal com a criação de empregos na cidade.
“Sob a liderança do prefeito Sérgio Vidigal a Serra, através de uma gestão integrada e de um trabalho multissetorial, colocamos a o município da Serra na liderança na geração de oportunidades. Através da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda do município, temos intensificado a busca de oportunidades junto as empresas instaladas na cidade, a fim de disponibilizarmos essas vagas para os nossos munícipes através do sistema do Sine”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, o objetivo é manter a Serra sendo a locomotiva do ES. “Além de sermos o município que mais gera emprego, a gestão está empenhada para que possamos continuar sendo a locomotiva do ES, sendo a campeão em geração de oportunidade, renda e dignidade para as famílias”, finalizou.
Região Sudeste se destaca, diz Governo Federal
De acordo com o Governo Federal, a Região Sudeste foi a que mais se destacou na geração de empregos formais em março. Somados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo apresentaram um saldo de 113.374 novos postos, com todos os quatro estados tendo registrado saldo positivo no terceiro mês deste ano.
Em seguida, aparece a Região Sul, com 37.441 novos postos. A Região Centro-Oeste foi a terceira que mais gerou empregos formais: 22.435 vagas. A Região Nordeste teve saldo positivo de 14.115 e a Região Norte, de 10.077 postos criados no terceiro mês de 2023.
Em todo o país, o estoque chegou a 42,97 milhões de vagas formais ativas, o maior já registrado na série histórica que tem início em janeiro de 2002. Os empregos criados em março de 2023 representam quase o dobro de postos gerados em março de 2022, mês que fechou com saldo positivo de 98.786 no país. No acumulado do ano, entre janeiro e março, o saldo ficou positivo em 526.173 postos formais.