Um grupo de lojistas de Laranjeiras promete fazer na manhã desta quarta-feira (03), mais um ato pela abertura total do comércio.
Um dos articuladores da iniciativa, o empresário André Lucas Venturote, diz que o ato está previsto para começar às 8h em frente próximo ao Ciretran, na Av. Central do bairro.
Segundo ele, a intenção dos manifestantes é sair em passeata pela avenida, coração do comércio de rua da Serra. O grupo já havia promovido dois protestos em Laranjeiras nos últimos dias 25 e 26 de maio.
A reivindicação dos comerciantes é a liberação para a abertura total dos estabelecimentos, medida que consideram fundamental para evitar mais falências e demissões nesta pandemia.
André lembrou que desde o início da pandemia diversas lojas foram fechadas em Laranjeiras. Dentre elas a Baby Kids, Toke Shoes, Cereja com Pimenta, Perfil da Moda (uma das unidades), Laboratório Cremasco, Faculdade Única. No Shopping Laranjeiras, a papelaria Gecore abaixou as portas.
Atualmente, por determinação do governo estadual, estabelecimentos que vendem produtos e serviços considerados não essenciais só podem abrir em dias alternados e em horário limitado, além de não poderem funcionar aos sábados.
Na última segunda-feira o governo do ES voltou a autorizar a abertura de shoppings, fechados desde março. Mas também com uma série de restrições para tentar conter o avanço da covid-19.
Epidemia segue em ascensão e tem recorde de mortes
Enquanto se aprofundam os impactos econômicos, a doença não dá trégua no Brasil, que junto com seus vizinhos da América do Sul, se tornou epicentro da moléstia no mundo. A afirmação é da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ontem (02) o país bateu recorde de mortos pelo novo coronavírus num dia: 1.262. O Espírito Santo também, com 36 mortes.
O ES já acumula 664 vítimas fatais da doença. E a Serra é a cidade com mais moradores mortos, 166 óbitos até a noite da última terça-feira
(02).