Clarice Poltronieri
Com a sucessiva saída e de órgãos públicos da Serra-Sede, comerciantes locais, empresários e ativistas de diversos ramos se uniram para exigir políticas públicas que evitem um esvaziamento da cidade. O movimento Serra-Sede Forte nasceu em novembro de 2017, logo após a saída do Fórum para Jardim Limoeiro, e começou como uma iniciativa de comerciantes locais que se sentiram impactados.
Presidente do núcleo Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Serra Sede e um dos idealizadores do movimento, Edson Quintino, diz o esvaziamento da Sede pode prejudicar 19 bairros do entorno e quase um terço da população da Serra.
“Somos cerca de 200 participantes, entre comerciantes, empresários, ativistas da Sede. Buscamos evitar o esvaziamento da região”, explica.
Dentre as discussões, o foco é trazer órgãos administrativos que facilitem a vida da população e mantenham o comércio local vivo.
“O movimento entende que não é justo com a região a saída de órgãos, pois somos quase um terço da população serrana. Desde a saída do Fórum há um efeito dominó, outros órgãos estão saindo. A cidade está desacelerando, desaquecendo e o setor da inciativa privada sofre. A Justiça Federal saiu, a coletoria da Fazenda Estadual e o Ministério Público estão para sair”, lamenta.
Edson garante que a prefeitura já sinalizou algumas intervenções como a revitalização, implantação do rotativo, a construção de um novo Centro Administrativo; o contorno de São Domingos.
Jornalista e ativista cultural, Fábio Boa Morte, aponta uma das preocupações dos moradores da Serra Sede. “Não queremos que a Sede esvazie como aconteceu em Cariacica. A CDL começou o movimento, que cresceu e hoje conta com outros setores da sociedade civil. Criamos o jornal Carta Serrana, para esclarecer à população o que está havendo”, aponta.
A assessoria da prefeitura confirmou que há uma conversa com o Movimento Serra-Sede Forte e que, dentre as ações tomadas para revitalizar o centro, está a construção de um ponto de apoio da Guarda Municipal na praça Ponto de Encontro, em andamento; que há o projeto de um novo Centro Administrativo; e que a equipe ficou de fazer uma reunião com a comissão para apresentar o projeto de revitalização.