Luciana Malini (PP) concorre pela primeira vez à Prefeitura da Serra. Com experiência acumulada à frente da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), cargo que exerceu até o início de 2020, a candidata traz em seu programa de governo protocolado no TRE uma lista de propostas para a gestão ambiental municipal.
Uma delas é a construção de parques nos bairros periféricos. A outra é criar, em parceria com a Educação, programa de ensino e treinamento dos estudantes serranos focado no meio ambiente local e no empreendedorismo ambiental.
Luciana também quer recuperar e proteger nascentes localizadas na Serra. E fazer coleta seletiva do lixo de forma regionalizada, fomentando associações de catadores de materiais recicláveis. Inclusive firmando com essas últimas Parcerias Público Privadas – PPP´s.
O programa da candidata traz também a proposta de acelerar processos de licenciamento ambiental, mas sem abandonar práticas de desenvolvimento sustentável. Propõe ainda política de proteção animal em parceria com entidades dedicadas à causa.
Na frente econômica, a candidata propõe incentivos fiscais à empreendimentos que adotem práticas sustentáveis de construção. E quer os mesmos benefícios para atrair projetos que produzem e vendem tecnologias energéticas alternativas. Por fim, diz que vai adotar captação de água de chuva, energia solar e/ou eólica nos prédios públicos.
Luciana é esposa do ex-vereador e ex-deputado estadual serrano Jamir Malini (PP). Esta é a sexta reportagem da série produzida pela editoria sobre as propostas ambientais dos candidatos a Prefeito da Serra. A integra das propostas de cada candidato pode ser conferida aqui.