Serra, 19 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 20 de julho de 2018 às 9:20

Luiza Dias Barbosa, mulher e cidadã

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.


Por Eci Scardini

Quando o romancista, dramaturgo e poeta alemão, Bertolt Brecht, que viveu entre 1898 e 1956 escreveu o texto acima não imaginava que na América do Sul, no Brasil, no Espírito Santo e na Serra, uma mulher iria encarnar o estado de espírito que emana de cada palavra do seu texto. Essa mulher é Luiza Dias Barbosa, que morreu na última segunda-feira (16) e foi sepultada na terça (17).

Luiza não foi uma mulher efêmera nessa cidade eclética; foi uma mulher única. Educadora, professora, líder comunitária, ativista social, militante política; uma mulher que soube fazer da sua simplicidade, humildade e sabedoria a sua grande arma e com isso lutar o bom combate.

Desde a década de 1970, Luiza enfrentava os desafios de fazer política comunitária em uma cidade de feudos. Passou por José Maria Feu Rosa, João Baptista da Motta, Adalto Martinelli, Sérgio Vidigal e Audifax Barcelos. Sempre com a sua peculiar educação, voz mansa, habilidade com as palavras; mas firme no posicionamento e nas suas convicções de retidão e moral inabalável.

Teve presença e passagem marcante pelo movimento popular; militou por décadas no PSB e por último no PCdoB. As últimas duas décadas foram dedicadas ao bairro Jardim Limoeiro e a estimular jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade social á prática esportiva e a estudar, como forma de mudar uma trajetória predestinada ao fracasso.

Muitos jovens hoje, bem sucedidos ou bem encaminhados agradem à Luiza, que batia de porta em porta em busca de apoio para o time de futsal de Jardim Limoeiro que ganhou projeção estadual com títulos e vitórias memoráveis e através dos ensinamentos e da disciplina do esporte, portas como as da UCL e de dezenas de empresas se abriram para eles.

Esses mais de 40 anos de militância política, social, comunitária e de entrega ao próximo sempre foram pelo caminho da honestidade e da retidão.
Luiza fora internada na UPA de Carapina com quadro de infecção urinária e depois transferida para um hospital de São Mateus onde foi acometida de um quadro de pneumonia e não resistiu, vindo a óbito.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por