Categories: Meio Ambiente

Macaco Bugio é encontrado morto no Mestre Álvaro

O macaco encontrado morto é da espécie Bugio. Foto: Rafael Apelfeler

Thiago Albuquerque

Na última terça (28), em um monitoramento de rotina no Mestre Álvaro, foi encontrado um macaco da espécie Bugio morto, com aparência semelhante aos macacos mortos por febre amarela no interior do Espírito Santo. O macaco foi encontrado pela equipe da ong Associação Ambientalistas Amigos do Mestre Álvaro dentro da Área de Proteção Ambiental (Apa).

“Desde janeiro estamos fazendo esse monitoramento, passamos por Pitanga, passamos por Serra-sede e na região de Furnas por Jardim Tropical, e encontramos o corpo do macaco. Hoje o animal será recolhido para fazer análise, junto com a Secretaria de Saúde da Serra”, conta Junior Nass, membro da ong.

Por meio de sua assessoria de imprensa a Prefeitura da Serra disse que ontem (1) foi encontrado o nono macaco morto na Serra. O animal estava no Mestre Álvaro, foi recolhido pela Vigilância Ambiental e será encaminhado para análise laboratorial para investigação da causa da morte.

Dos outros oito animais encontrados anteriormente, 3 não tinham o vírus da febre amarela, 3 ainda estão em análise laboratorial e 2 tinham resultado positivo para a doença. Por prevenção, os parques do município continuam fechados. O Parque da Cidade continuará aberto ao público.

Proteção aos macacos

Assim como os seres humanos, os macacos são hospedeiros e vítimas da febre amarela, cujo vírus causador da doença é de origem africana. Nas últimas semanas vários macacos apareceram mortos no estado e os casos estão sob investigação.

Com o temor de que as pessoas acabem atacando os animais, governos e especialistas vem alertando que os macacos não oferecem riscos. Pelo contrário. Eles vivem em áreas de florestas, e a sua presença ali funciona como um filtro contra essas e outras doenças silvestres que poderiam chegar até populações humanas.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás