Por Thiago Albuquerque
No último domingo (22), a ave da espécie Maçarico-de-colete (Calidris Melanotos) foi flagrada na região dos alagados do Mestre Álvaro, pelas lentes do fotógrafo Douglas Negrini, morador de Jardim Camburi, que faz parte do Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo (COA-ES).
“É o primeiro registro desta ave no Espírito Santo, não é rara, mas é a primeira vez que é vista por aqui, e isto remodela o mapa de distribuição da espécie, pelo que sei é uma ave migratória e não mora aqui vem para cá todo ano, por isto é importante termos áreas preservadas como a Apa do Mestre Álvaro, para receber esse tipo de visitante”, destaca Douglas.
E se você acha que para fazer esses registros a vida do fotógrafo é fácil, pode mudando esse pensamento: para clicar a ave Douglas teve que se camuflar em meio a vegetação. “Não é fácil ver o animal, é muito pequeno e se camufla bem na paisagem além de ser arisco. Neste dia eu estava camuflado de forma que eu e o equipamento ficávamos escondidos”, conta ele.
Douglas explica um pouco sobre o COA-ES. “É um clube onde os membro estão sempre em contato através do Whatsapp, Facebook, e com isso falamos sobre os assuntos, trocamos informações. Existe um grande grupo no Estado, desde a capital, até no interior, onde são marcadas as “passarinhadas”, conta ele.
O link para conhecer o trabalho do COA é o https://www.facebook.com/pg/coaespiritosanto/about/?ref=page_internal
Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…
A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…
O motociclista escapou por pouco da morte ao ser atropelado por uma carreta, na BR-101, na Serra. Crédito: Divulgação Um…
Foto: Divulgação/PCES Na noite de segunda-feira (03), um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar após suspeita de…
As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…