Categories: Sem categoria

Mad Max Capixaba

 

O filme Mad Max, Estrada da Fúria, muito aclamado pela crítica, retrata a situação apocalíptica de como seria o mundo sem água.

A vida infelizmente imita a arte e este cenário não parece estar muito longe da realidade diante da tragédia que aconteceu em Mariana/MG e já está afetando nosso estado.

Durante todo o ano estamos conversando sobre a situação da água. Mesmo antes da tragédia em Mariana, a situação dos rios já estava crítica por causa seca prolongada e das intervenções humanas, como desmatamento, pesca predatória e poluição.

E agora vem esse banho de lama que a empresa Samarco insiste em afirmar que não é tóxica, mas passa destruindo tudo por onde passa, matando imediatamente toda a vida no rio, uma cena que jamais imaginei que viveria para ver.

Os danos irão muito além do que foram divulgados, porque isso vai para o oceano e ele é uma coisa só, está conectado. Do mesmo jeito que as pessoas, embora muitas vivam a ilusão de achar que existe separação, crendo que o que acontece aqui não afeta quem mora lá, e vice-versa.

O fato é que não podemos fazer parte do desespero, mas sim da ação, e fica a lição de que na hora da tragédia, não existem religiões, cores, posições políticas. Somos todos igualmente frágeis e qualquer separação ou preconceito é ignorância, e qualquer agressão à natureza é uma agressão a nós mesmos. O lucro da exploração é uma ilusão, que lucro existe se o mundo deixar de existir? Ou melhor, se o ser humano deixar de existir neste mundo?

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

11 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

12 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

12 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

12 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

12 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

13 horas atrás