Categories: Mestre Álvaro

Magias eleitorais à vista

YURI

Esta semana os brasileiros voltaram a se abespinhar com a política brasileira. O pivô da controversa estória é novamente o senador Aécio Neves (PSDB), que mesmo diante das contundentes provas que atestam seus atos desonestos, foi mantido no cargo de senador pelos colegas senadores. Nada fora do normal para um país que vive sequencialmente acompanhado de escândalos de corrupção e bandalheira política. Mas de qualquer forma é um capítulo a mais que faz crescer este abismo que separa os políticos e a agenda política brasileira dos anseios populares e da demanda por soluções econômicas, sociais e ambientais.

Na prática, a manutenção de Aécio no cargo só faz crescer a desesperança com a política entre os eleitores brasileiros e intensifica a já graúda crise de representatividade. Neste contexto, o marketing eleitoral vai desenhando seus novos contornos para 2018, pois mais fácil que reconstruir as bases políticas, é dar outra roupagem aos velhos candidatos e as velhas práticas. O político João Dória (PSDB), prefeito de São Paulo é um bom exemplo. Que construiu sua imagem na demagogia da negação da política, e vem caindo nas pesquisas exatamente porque está desnudando sua natureza política.

O marketing político deve seguir por dois eixos: Imagem despolitizada e humanizada do candidato, na tentativa de legitimar-se na função, como se tudo que é político fosse ilegítimo, dada a crise de representatividade e a conotação de criminalização que as palavras “deputado” e “senador” tomaram no imaginário do “eleitor comum”.

Já a humanização é para reduzir a distância entre o eleitor e o político, que virou figura caricata como um vilão da sociedade. Algo como o bem e o mal. Humanizar é necessário para aproximar. O político que é humano, que sofre, que adoece, que vive, que é pai/mãe de família, que pratica esporte. Qualquer forma que transforme a política, que é algo degenerado para o “eleitor comum”, em algo secundário na vida do candidato. A final, política não é profissão no Brasil de hoje?   

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

17 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

17 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

17 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

18 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

1 dia atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás