Pelo jeito, a corrida eleitoral de 2016 ganhou um impulso neste mês de maio. É que a movimentação dos principais atores que devem disputar a prefeitura da Serra ano que vem – o prefeito Audifax Barcelos (PSB) e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) – ganhou ares de campanha.
Na noite da última segunda-feira (4), o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) escolheu o bairro Caçaroca, no coração da Serra sede, como local para sua primeira prestação de contas como parlamentar. Aliados do ex-prefeito garantem que o evento reuniu aproximadamente 150 pessoas. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, outros eventos semelhantes serão realizados em regiões distintas do Estado, ainda sem data para acontecer.
Já o prefeito Audifax Barcelos (PSB) quer vitaminar o projeto Serra Cidadã. Para isso enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 64/2015, que o autoriza ao pagamento de R$ 70 para cada servidor que participar das próximas edições do Serra Cidadã, evento marcado pela prestação de serviços e oferta de documentos aos moradores da cidade mensalmente e que tradicionalmente é realizado em bairros carentes com a presença de milhares de pessoas.
Audifax também ensaia uma aproximação com a Câmara de Vereadores, especificamente com a atual presidente da Câmara, Neidia Maura (sem partido), a quem não apoiou na polêmica eleição da Mesa Diretora, em 2014.
Grupo tenta estabelecer terceira via
Enquanto a movimentação eleitoral segue polarizada entre o prefeito Audifax Barcelos e Sérgio Vidigal, um movimento de partidos corre por fora e busca apontar uma terceira via na corrida pela Prefeitura da Serra, em 2016. Intitulado Fórum Suprapartidário de Discussão das Necessidades da Serra, o grupo é formado por representantes do PHS, Pros, PRTB, PTdoB, PT e PSD. As reuniões têm acontecido às segundas-feiras.
Nesta segunda-feira (4), o grupo contou com a participação do deputado federal petista Givaldo Vieira. Também estavam presentes os vereadores Aécio Leite (PT) e Basílio da Saúde (Pros), o ex-deputado estadual Wanildo Sarnaglia (PTdoB) e outras lideranças.
Um dos integrantes do movimento é o presidente municipal do PSD, Saint Clair do Nascimento Júnior. Em sua rede social ele fala sobre “discutir os novos rumos para a Serra”, utilizando a hashtag “terceiraviaserra”.
Presidente municipal do PT, Cleber Lanes, é cauteloso ao falar sobre uma candidatura fora do eixo Audifax – Vidigal. “Criamos um grupo para conversar, avaliar a conjuntura estadual e municipal. A presença do deputado Givaldo levou a discussão para as mudanças previstas na reforma política, que tramita no Congresso Nacional. Não tínhamos espaço para dialogar com os grupos que estão colocados e partimos para a formação deste fórum”, explica Lanes.
O ex-deputado estadual e presidente municipal do PTdoB, Wanildo Sarnáglia informou que o encontro foi para uma conversa política. “O meu partido não pensa ainda em construir uma terceira via. Nosso interesse é a disputa proporcional”, frisa.
Alternativos
Até agora, a disputa pela prefeitura da Serra segue polarizada entre o atual prefeito, Audifax Barcelos (PSB), e pelo ex, Sérgio Vidigal (PDT). Mas outros nomes já começam a despontar, como o do petista Givaldo Vieira (PT) e Vandinho Leite (PSB).
Outras personalidades da Serra se colocam como pré-candidatos. São eles o presidente do Sermus (Sindicato dos Servidores da Serra), Oswaldino Marinho (sem partido); o presidente da Nova Central Sindical, Lauro Rabelo (PSD), e o corretor de imóveis Gilson Mesquita (sem partido).