Oi, Banco BMG, Ibibank, Caixa Econômica, EDP e Móveis Simonetti foram as empresas que mais tiveram reclamações registradas no Procon da Serra em 2018. Uma das maiores queixas são cobranças indevidas.
Os segmentos que aparecem em primeiro lugar na lista são telefonia, banco e concessionária de energia. Já o problema mais recorrente foi cobrança indevida. No total, foram 182 reclamações fundamentadas. Confira a lista completa das empresas clicando aqui.
No levantamento divulgado pela Prefeitura da Serra é possível ver que os casos que foram levados à audiência em todo o ano passado, com a descrição do nome da empresa, dos problemas e a situação (se foi atendido ou não atendido).
A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, explica que as reclamações fundamentadas são os casos em que os consumidores processam as empresas na tentativa de solucionar o problema, resultando em audiências com as partes envolvidas. Esse número reflete apenas parte dos atendimentos no período, já que o total de reclamações no último ano no órgão municipal foi de 10.264.
“Nem toda queixa gera reclamação fundamentada, porque, na maioria das vezes, o problema é solucionado no contato que o Procon faz com a empresa ou quando enviamos a Carta de Informação Preliminar, cobrando a resolução do problema relatado pelo consumidor”, disse Nívia.
Ainda de acordo com ela, outra possibilidade quando essas medidas não surtem efeito ou quando o consumidor não fica satisfeito, é ingressar na justiça.
O consumidor que precisar de ajuda pode procurar o Procon da Serra para registrar as reclamações.
Serviço
Procon da Serra
Endereço – Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Serra/ES – Portal de Jacaraípe
Atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas, com distribuição de senhas até às 15 horas
Telefones: 3252-7243/7242