A Serra passará a contar em 2019 com 112 agentes da guarda municipal. Isto porque, a partir de janeiro, 63 novos guardas passarão a atuar nas ruas da cidade. Atualmente, a cidade conta com 49 guardas atuando.
Segundo a Prefeitura da Serra, os guardas trabalharão nas ruas equipados com pistola calibre 380, cassetete, algema e colete à prova de balas.
A previsão é que os novos guardas sejam nomeados em janeiro e atuem com armamento completo. A reportagem questionou o dia em que os agentes estão nas ruas, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura não informou.
As atividades do curso dos 63 agentes começaram em julho e foram ministradas pela Academia de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol). Os alunos foram capacitados em disciplinas relativas ao policiamento comunitário, sistema de segurança pública, técnicas de defesa pessoal, direitos humanos, mediação de conflitos, sociologia, noções de Direito e primeiros socorros, entre outras.
Durante o curso foram abordados, também, os conceitos relativos ao programa Pró-Cidadania, método estratégico de trabalho da Secretaria de Defesa Social, que além de integrar setores e serviços, vai organizar, padronizar, sistematizar e criar doutrinas de emprego dos recursos humanos e materiais da secretaria. As informações são da Prefeitura da Serra.