Na tarde desta quarta-feira (17), foi definido no leilão da B3 que o Grupo Internacional GS Inima será responsável pela execução da primeira concessão de água de reúso do Brasil, a ser realizada no Espírito Santo. Esta concessão aumentará a disponibilidade de abastecimento hídrico na Serra. A empresa vencedora apresentou uma proposta com um desconto impressionante de 25% sobre a tarifa de referência, o que fez com que o leilão fosse encerrado sem avançar para as próximas etapas, já que a oferta atingiu o limite máximo de desconto.
Este leilão na B3, a maior bolsa de valores da América Latina, foi o primeiro do tipo realizado no país. A subconcessão, com um valor estimado de R$ 2,24 bilhões, contempla o tratamento de esgoto e fornecimento de água para reúso, especificamente destinado à ArcelorMittal. Embora o projeto seja voltado para a siderúrgica, os benefícios para a Serra são claros. Como a Arcelor é a maior consumidora individual de água da cidade, a redução de sua demanda de água oriunda do rio Santa Maria da Vitória também resultará em maior oferta para o abastecimento humano.
A GS Inima será responsável pela operação e manutenção de uma estação de tratamento de efluentes sanitários em Camburi. Através dela, a água será tratada e fornecida à ArcelorMittal. O projeto inclui a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água de reúso para uso industrial, dos quais 200 l/s já estão contratados pela Arcelor com possibilidade de aumento da demanda. O efluente tratado será transportado de Camburi, em Vitória, até o Complexo de Tubarão, localizado no município de Serra.
O critério do leilão combinou o maior desconto sobre a tarifa com o maior valor de outorga. O valor total estimado do contrato, R$ 2,24 bilhões, corresponde à soma das receitas previstas durante os 30 anos de vigência da concessão. Além de diminuir a demanda de água da Arcelor, retirada do rio que abastece a Serra, esta iniciativa do governo também vai beneficiar em termos de tratamento de esgoto os moradores dos bairros da zona norte de Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.
A GS Inima Brasil é um gigante do setor e uma das pioneiras em concessões de serviços públicos de saneamento básico no país. A empresa é subsidiária da GS Inima Environment, que, por sua vez, é controlada pela GS E&C, braço de engenharia do quinto maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul.
O leilão foi articulado pela Cesan, presidida por Munir Abud, junto ao Governado do Estado através da Secretario de Estado de Desenvolvimento, titularizada pelo vice-governador Ricardo Ferraço. Presente no evento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou a vitória do Grupo Internacional GS Inima no leilão realizado na B3 para a primeira concessão de água de reúso do Brasil.
Casagrande destacou a importância deste marco, mencionando que o leilão faz parte do plano estadual de adaptação às mudanças climáticas e de promoção da segurança hídrica. Ele enfatizou que a medida ajudará a preservar a água dos mananciais, garantindo o abastecimento contínuo para a população e para as indústrias, especialmente em tempos de crise hídrica.
Casagrande ressaltou o papel do projeto na colaboração com o meio ambiente, aproveitando o resíduo do esgoto para produzir água reutilizável. Ele mencionou que a iniciativa trará economia para a Cesan, que terá 300 litros por segundo de água produzida para uso industrial, sem a necessidade de construir uma nova estação de tratamento de esgoto.
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…
O documento é uma das exigências para a inscrição no Sisu. Foto: Divulgação Está aberto o período para consulta de…