A Serra deverá ter mais água tratada disponível. É que a Cesan anunciou a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Carapina, que atualmente produz até 1,8 mil litros por segundo do líquido.
Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, a ampliação será em duas etapas. A primeira, cuja licitação está prevista para o segundo semestre deste ano, custará R$ 81milhões e ampliará a capacidade para 2,4 mil litros por segundo. A previsão é que fique pronta em até dois anos e meio após o início das obras.
E além da capacidade deve melhorar a eficiência do tratamento, evitando suspensão no fornecimento quando o rio Santa Maria – de onde é captada a água – estiver com muito barro, fato que virou corriqueiro em temporada de muita chuva.
Posteriormente a Cesan pretende fazer nova ampliação para 3,4 mil litros por segundo. Mas ainda não divulgou custo estimado nem prazo. Além disso, está anunciada para mês que vem a inauguração da captação, tratamento e distribuição da água do rio Reis Magos, que colocará mais 500 litros por segundo de líquido tratado para a Serra. Este ao custo de R$ 60 milhões.
Além do município, o conjunto dos investimentos devem beneficiar a zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão, que atualmente dependem do 1,8 mil litros da ETA de Carapina e que concorrem com as demandas de Vale e ArcelorMittal, duas maiores consumidoras do rio Santa Maria.