A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) repassou aos municípios capixabas – com exceção de Vitória, que por ser Capital recebe direto do Ministério da Saúde – um total de 1,3 milhão de preservativos entre 15 de dezembro e 20 de janeiro. Grande parte desse material, que representa o dobro do que é repassado mensalmente para os municípios, deve ser distribuído para a população durante os festejos pré-carnaval, que já acontecem em diversas localidades, e ao longo do período carnavalesco, na próxima semana.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, Sandra Fagundes, a proposta da Secretaria de Saúde do Espírito Santo é que as ações de Carnaval enfatizem a importância da prevenção, mas também da testagem em caso de suspeita de infecção pelo HIV ou pelos vírus das hepatites B e C.
“A pessoa deve sempre se proteger para não ser infectada, mas se achar que contraiu o vírus de alguma dessas doenças ela deve buscar logo um serviço de saúde para fazer o teste e iniciar o tratamento caso o resultado seja positivo”, adverte a infectologista, lembrando que o uso do preservativo ainda é a maneira mais eficaz de prevenir também doenças como HPV, sífilis, clamídia e gonorreia, além de evitar a gravidez indesejada.
A coordenadora do Programa Estadual de DSTs e Aids ressalta que tanto os municípios do litoral capixaba quanto os do interior estão empenhados em promover a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Especificamente com relação ao HIV e à Aids, ela diz que 19 cidades do Espírito Santo recebem recursos federais para prevenção e assistência à população, algumas por terem mais de 50 mil habitantes, outras em razão do número de pessoas infectadas.
Saiba onde fazer o teste de HIV, Sífilis e Hepatites B e C na Serra
Serra
– Serviço de Atendimento Especializado
Hospital Estadual Dório Silva
Rua Eudes Sherrer, s/nº, bairro Parque Laranjeiras.
Tel: (27) 3138-8904
– Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento
Rua Homero Pimentel Lopes, nº 78, bairro Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Tel: (27) 3338-7010 / 3328-3153