Categories: NotíciasSaúde

Mais de 10 mil infectados e quatro mortes por dengue na Serra

Quatro pessoas já morreram pela doença na cidade. Foto: Fiocruz

Já estamos no quinto mês do ano e os números de doentes por dengue na Serra não param de crescer. Só em 2019, já foram registrados mais de 10.580 pessoas infectadas e quatro mortes pela doença na cidade. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) que afirma combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

Dados da Sesa mostram que o aumento dos casos, em comparação ao mesmo período do ano passado, é de quase 2.100%. Neste ano, já foram 10.582, enquanto no ano passado foram apenas 483. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada, sendo confirmados, respectivamente, 60 e 28 casos na cidade em 2019. No total, já foram quatro mortes por dengue este ano, em 2018, até junho era apenas uma pessoa morta pela doença.

Para tentar diminuir esses casos e combater o Aedes, a Prefeitura da Serra afirma está realizando mutirões de combate. Além disso, diz que intensificou em locais de maior notificações com carro fumacê, ações de educação, visitas domiciliares e a locais estratégicos (ferros-velhos, borracharias, floriculturas), monitoramento de armadilhas, entre outras ações. 

A prefeitura também informou que foram ampliados os pontos de hidratação e coleta de exames, e os moradores podem, se tiverem prescrição médica, obter repelentes de graça nas unidades básicas de saúde.

De acordo com a nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, houve uma diminuição no número de casos notificados de dengue, o que sugere uma tendência de queda. “Analisando os dados epidemiológicos das duas últimas semanas, observou-se uma diminuição no número de casos notificados de dengue, sugerindo uma tendência de queda”, disse em nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

14 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

15 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

15 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

15 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás