Clarice Poltronieri
Julho é um mês em que a rotina da cidade muda um pouco, em especial após a segunda quinzena, já que nesta época temos o recesso escolar. Neste período só na Serra mais de 105 mil estudantes ficarão em casa, o que equivale a um quinto da população. Com menos alunos nas ruas, o trânsito fica mais tranquilo e os ônibus mais vazios.
Das escolas da rede municipal de ensino, 64.414 estudantes ficarão em casa entre os dias 18 e 24 de julho. Cerca de 5 mil professores também devem descansar no período. A Serra tem hoje 67 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e 66 EMEFs (Escolas de Ensino Fundamental). Deixarão de circular pela cidade cerca de 40 ônibus escolares que atendem aos estudantes.
Já nas 46 escolas do estado que funcionam na cidade, cerca de 40 mil alunos estarão em casa entre 18 e 24 de julho. Para quem anda de transporte coletivo, significa que neste período a lotação será menor, já que os estudantes fazem uso do ônibus de linha.
No Ifes da Serra, que fica em Morada de Laranjeiras, 1.232 estudantes de cursos técnicos e de graduação estarão de férias de dia 18 de julho a 2 de agosto.
Na rede particular de ensino, o período de férias pode variar entre 1 semana a 15 dias, conforme o calendário de cada escola, desde que se cumpra os 200 dias letivos previstos em lei. O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santos (Sinepees) não soube informar quantos alunos e quantas escolas há na rede privada na Serra.
E quem aproveita mesmo o período são os pequenos. “Como estou trabalhando, eles ficam muito em casa vendo filmes, jogando videogame. Mas sempre que posso, levo os meninos para passear na casa dos primos e colegas ou no cinema. E eles brincam muito na rua com os amigos”, disse Paola Coutinho, mãe de Lucas, 7 anos e Gabriel, 4 anos.