Categories: Notícias

Mais de 112 mil voltam às aulas nas escolas públicas

 

Alunos em frente à escola Aristóbulo Barbosa, que continuará a funcionar num espaço improvisado neste ano letivo no bairro Jardim Limoeiro. Foto: Arquivo TN

Por Ayanne Karoline

As aulas da rede pública de ensino municipal e estadual na Serra já têm data para voltar: 15 de fevereiro. Mais de 112 mil alunos retornam às salas, entre veteranos e aqueles que vão pisar na escola pela primeira vez. Para 2016 e 2017, as secretarias de educação municipal e estadual prometem, no mínimo, 5,2 mil novas vagas.

A maioria delas será destinada às crianças com idade entre 0 a 5 anos. Segundo dados da Prefeitura da Serra, existem no município cerca de 41 mil crianças nessa faixa etária e pouco mais de 18 mil estão matriculadas.

Para minimizar o déficit, cerca de 4,5 mil vagas serão disponibilizadas em novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). No entanto nem todas elas não estarão disponíveis agora. É que 10 escolas estão em construção e algumas delas já poderão ser usadas neste ano. Além dessas, mais sete serão construídas, com obra prevista para começar este ano. Mas só deverão estar disponíveis em 2017, segundo a Prefeitura.

Até o momento, há 66,5 mil alunos matriculados na rede pública municipal. A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação disse que todas as escolas receberão merenda para o início do ano letivo e todos os alunos receberão uniformes. E onde há necessidade de transporte para as crianças, o município garante que haverá o serviço.

Os alunos da rede pública estadual também contarão com novas vagas na Serra. Cerca de 720 estão no colégio Joaquim Beato, que está sendo construído em Planalto Serrano, para funcionar em tempo integral no formato do programa Escola Viva. As vagas são para ensino fundamental e médio.

“Serão aulas em tempo integral, com laboratórios equipados e disciplinas eletivas. Além disso, professores, pedagogos, coordenadores e diretor vão passar por uma capacitação para entender essa nova metodologia”, pontua o subsecretário de Educação do Estado, Eduardo Malini.

A Secretaria de Estado da Educação é responsável por 49 escolas na Serra, que atendem cerca de 45,8 mil alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

16 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

22 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

22 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

23 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

1 dia atrás