Somente nos primeiros meses deste ano, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra realizaram, em média, mais de 13 mil atendimentos por mês. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Saúde da Serra.
Atualmente, a cidade conta com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e uma UPA Pediátrica em seu território: UPA Serra Sede, UPA de Carapina, UPA de Castelândia e a UPA Pediátrica (localizada em Colina de Laranjeiras).
A estrutura atende à recomendação do Ministério da Saúde, que indica a necessidade de uma UPA para cada 200 mil habitantes. De acordo com o último dado do IBGE, de 2022, a Serra possui 520 mil habitantes.
Somando os atendimentos adultos e pediátricos, a UPA de Serra Sede foi a que teve o maior número de atendimentos neste primeiro trimestre de 2025: 58.052. Em segundo lugar está a UPA de Carapina, com 55 mil atendimentos, seguida pela UPA de Castelândia, com 49.469.
Segundo a secretaria, o objetivo das UPAs é prestar atendimento rápido e qualificado aos pacientes em situação de urgência e emergência, oferecendo os primeiros socorros. “Assim, é possível encaminhar a pessoa aos serviços hospitalares de maior complexidade, quando necessário, contribuindo para reduzir a superlotação em hospitais gerais e prontos-socorros.”
Todas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, não exigem encaminhamento para acesso aos serviços e são equipadas com raio-X, eletrocardiograma, laboratório de exames e leitos de observação. As UPAs podem resolver grande parte das urgências e emergências, como:
Crianças e adolescentes de 0 a 15 anos podem receber atendimento médico de urgência e emergência em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
Além da UPA Pediátrica, localizada em Colina de Laranjeiras (anexa ao Hospital Municipal Materno Infantil), as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público.
De janeiro a março deste ano, por exemplo, a UPA de Castelândia teve 9.399 atendimentos infantis a menos que a UPA Pediátrica, enquanto a de Serra Sede registrou uma diferença de 5.789.
A UPA Pediátrica foi inaugurada em janeiro de 2024, como uma extensão da Unidade de Pronto Atendimento de Carapina. O objetivo era ampliar a assistência a esse público e facilitar o acesso das famílias aos serviços de saúde.
No entanto, o secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, destaca a importância da distribuição desse atendimento entre as três unidades: “A UPA Pediátrica tem sido um avanço importante para o atendimento das crianças e adolescentes na Serra, mas é fundamental que as famílias saibam que as UPAs de Castelândia e Serra Sede também estão preparadas para atender esse público. Afinal, distribuir a demanda entre essas unidades ajuda a reduzir o tempo de espera e garante um atendimento mais ágil e eficiente para todos os usuários”, finalizou o secretário.
Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…
Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…
Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…
A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…
Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…
O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…