Por Thiago Albuquerque
Vinte e seis pessoas foram assassinadas na Serra no mês de maio, 10% a menos do que o mesmo mês em 2014. O dado é do balanço mensal de homicídios da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Com os assassinatos de maio, o município já acumula 151 em 2015, contra 156 homicídios nos cinco primeiros meses do ano passado.
Apesar da ligeira redução em relação a 2014 (3,1%), Serra segue disparado como o mais violento do Espírito Santo. Isso fica evidente se comparar o número de assassinatos nas outras três cidades de maior porte da Grande Vitória. Em maio foram sete mortes em Vitória, 10 em Vila Velha e 11 em Cariacica.
Os assassinatos nesses quatro municípios, os maiores do ES, em maio, totalizaram 54 pessoas. Só a Serra contribuiu com 48% desse total, com 26 homicídios.
Homens e mulheres
Ainda no balanço de maio, das 26 vítimas na Serra 25 eram homens e uma mulher. Em Vitória duas eram mulheres e cinco homens. Em Vila Velha nove homens e uma mulher. Cariacica todos os 11 assassinados eram mulher.