Categories: Notícias

Mais de 166 mil estudantes do Estado encaram Enem

Por Anderson Soares

ESTUDANTES DE LARANJEIRAS. Animação e camaradagem para ficar mais relaxados e chegar bem na hora da prova. Foto: Fábio BarcelosESTUDANTES DE LARANJEIRAS. Animação e camaradagem para ficar mais relaxados e chegar bem na hora da prova. Foto: Fábio Barcelos
ESTUDANTES DE LARANJEIRAS. Animação e camaradagem para ficar mais relaxados e chegar bem na hora da prova. Foto: Fábio Barcelos

Nestes sábado e domingo milhares de estudantes da rede pública e privada em todo o Brasil farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem é uma ferramenta de medição da qualidade do Ensino Médio no país, além de possibilitar o acesso dos alunos ao curso superior em universidades públicas e particulares.

Em todo o Estado são mais de 166.403 estudantes escritos. Na Serra, o preparo dos estudantes para o Exame está a pleno vapor. Apesar disso, alguns não conseguem esconder o nervosismo que só aumenta com a chegada do dia da prova.

“Às vezes a gente fala que não fica nervoso, mas vai chegando a hora a tensão aumenta”, comentou Kennedy de Oliveira Jardim, 19 anos, aluno da Escola Antônio José Peixoto Miguel, em Nova Almeida.

Já a estudante Aline Fraga Rosa disse que a primeira vez que fez a prova ficou bastante ansiosa, mas agora está tranquila. Ela afirmou que se preparou bem para essa edição do Enem 2014.

O coordenador geral do Programa Universidade Para Todos (PUPT), Ricardo Trazzi, orienta os estudantes que estudem no máximo até quinta-feira. “Eles devem aproveitar a sexta-feira para descansar e conhecer o local da prova para não haver casos de atraso”, pontuou.

Para driblar o nervosismo na hora da prova, Ricardo aconselha os alunos que busquem resolver primeiro as questões mais fáceis deixando as que exigem mais esforço para as horas finais.

As provas terão início às 13:00 horas. A orientação é que o aluno chegue com uma hora de antecedência.

Os alunos terão que responder a provas objetivas e uma redação. Temas como Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e Redação cairão nas provas.

Na hora da prova não será permitido a utilização de lápis ou calculadora. Acessórios como óculos escuros, boné, relógio e celular também estão proibidos.

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 08/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

24 minutos atrás

Polícia prende jovem que atirou na cabeça de passageira em ônibus do Transcol na Serra

A Polícia Civil prendeu um jovem suspeito de atirar na cabeça de uma passageira em ônibus do Transcol na Serra.…

38 minutos atrás

Atacadão diz lamentar venda de alimentos vencidos em sua loja na Serra

Operação da Polícia Civil encontrou carnes e alimentos vencidos em dois supermercados da Serra. Crédito: Divulgação O supermercado Atacadão, pertencente…

1 hora atrás

Domingo tem festival de pagode em homenagem ao Dia das Mães na Serra

Entre os nomes confirmados no festival de pagode, na Serra, estão Pagode & Cia, Chopp Samba, Pagolance, Sem Medida, Resenha…

1 hora atrás

Crédito do Trabalhador: como o empregador pode ajudar a proteger o salário dos colaboradores

Para muitos trabalhadores, a antecipação de salário ou o crédito consignado parecem soluções rápidas. Crédito: Divulgação Empresas têm papel estratégico…

2 horas atrás

Fortlev abre vagas de emprego de nível fundamental e médio na Serra

A Fortlev abriu vagas de emprego para candidatos com ensino fundamental, médio ou técnico. Crédito: Divulgação A Fortlev, uma das…

2 horas atrás