Nesta terça-feira – dia 14 de março – é comemorado o Dia dos Animais. Apesar de a data ser importante para ajudar a conscientizar sobre os cuidados com eles, há muito que se melhorar no Brasil, no que tange a proteção animal. É constante e corriqueira, a briga de ativistas por programas de castração e por penalizações realmente aplicáveis a situações de maus-tratos no país.
Na Serra, o primeiro passo foi dado desde janeiro de 2022, com o Programa Animais Recolhidos, Cuidados e Acolhidos (ARCA), da Prefeitura da Serra, que já atendeu cerca de 2.300 animais, desde a sua criação.
Por meio do ARCA, que tem ações coordenadas pelo Departamento de Bem-Estar Animal, e executadas por meio de um parceiro contratado pelo município, os animais resgatados em situações de maus tratos nas ruas da cidade, recebem assistência veterinária, incluindo a castração de cães e gatos.
“O programa é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das políticas públicas de bem-estar animal em nosso município, recolhendo e dando atendimento médico veterinário a animais que estavam em grave sofrimento nas nossas ruas”, pontua a Diretora do Departamento de Bem-Estar Animal da Serra, Milagros Avila Guerra Campos.
O programa atendeu, em sua maioria, cães e gatos sem tutor ou com tutor de baixa renda, acolhendo ainda aqueles encaminhados por protetores independentes e ONGs.
+ Festival de Rock do Garage continua neste sábado na Serra com entrada gratuita
O serviço de recolhimento pode ser acessado por meio do aplicativo Colab. Neste ano, somente pelo aplicativo já foram 450 notificações recebidas, destas, 299 foram atendidas.
O recolhimento também pode ser acionado por meio do WhatsApp pelo telefone 27 98166-0447. Para fazer a solicitação do resgate é necessário enviar informações sobre o estado do animal com foto e endereço completo. Depois de tratados e recuperados, os animais serão disponibilizados para adoção.
Feira de adoção
Neste sábado (18), das 13h às 17 horas, no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra, acontece mais uma edição da Feira de Adoção, a terceira deste ano. No evento, cães e gatos sadios, castrados e vacinados estarão disponíveis para adoção.