smobile
[secondary_title]

Mais de 24 mil animais já foram vacinados contra a raiva na Serra

- PUBLICIDADE-
Serra
A meta é vacinar, de acordo com a Prefeitura da Serra mais de 68 mil animais. Crédito: Divulgação

Mais de 24 mil cães e gatos foram vacinados no primeiro final de semana de imunização contra a raiva na Serra. De acordo com a Prefeitura da cidade, 24.007 doses foram aplicadas nos mais de 100 pontos de imunização. A meta é vacinar, de acordo com o município mais de 68 mil animais.

Desse total, 20.643 foram cães e, 3.364, gatos. As equipes da Vigilância Ambiental em Saúde continuará a imunização na área urbana começou pela região de Jacaraípe e Serra Sede e neste final de semana segue para outras áreas do município.

Nos dias 3 e 4 de setembro, a Campanha Antirrábica acontecerá das 8h às 17 horas nas regiões de Carapina e Laranjeiras. (Veja cronograma completo).

Cronograma dias 3 e 4 de setembro

No dia (03), a vacinação será em Feu Rosa, Alterosa, Vila Nova de Colares, Ourimar, Morada de Laranjeiras, Solar das Laranjeiras, Portal de Manguinhos, Guaraciaba, Chácara Parreiral, Camará, Jardim Limoeiro, São Diogo I, São Diogo II, Novo Horizonte, São Geraldo, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Hélio Ferraz, Carapina I, Bairro de Fátima, Jardim Carapina, Boa Vista, André Carloni, Carapina Grande, Diamantina, Central Carapina e Jardim Limoeiro.

Já no domingo (04), a campanha de vacinação antirrábica encerrará com ações nos bairros: Jardim Tropical, Cantinho do Céu, José de Anchieta II, Solar de Anchieta, José de Anchieta, Residencial Vista do Mestre, Laranjeiras Velha, Valparaíso, Laranjeiras, Colina das Laranjeiras, Taquara I, Taquara II, Barcelona, Maringá, Mata da Serra, Porto Canoa, Planície da Serra, Residencial Tubarão, Porto Dourado, Serra Dourada II, Serra Dourada I, Serra Dourada III, Novo Porto Canoa, Eldorado, Cidade Pomar e Jardim Limoeiro.

+ Programa de resgate da Serra já atendeu mais de 1.400 cães e gatos

Vacinação na VAS

Além disso, até 29 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, as equipes das VAS vacinarão na sede da Vigilância Ambiental em Saúde, localizada em Jardim Limoeiro.

De acordo com o diretor da VAS, Jose Neres Santana Junior, a estimativa é vacinar pelo menos 10% a mais do que o ano de 2021 quando foram vacinados 59.743 animais. “Isto porque, em 2021 estávamos num período de isolamento por conta da pandemia da Covid-19 e muitas pessoas não levaram seus animais para serem vacinados por receio de se contaminar com o coronavírus”, declarou Junior.

A campanha anual é uma das ações mais eficazes do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva. Isso porque em curto espaço de tempo um grande número de animais é vacinado, formando uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva nas populações canina e felina de uma comunidade, protegendo, assim, a população humana.

Vacinação na Serra começou em julho

Na Serra, desde o mês de julho, os animais começaram a ser vacinados. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) deram início à vacinação antirrábica na área rural, bem como em residências onde há mais de 10 animais, abrigos, protetores.

Moradores que tiverem mais de 10 animais, bem como os abrigos podem agendar a vacinação por meio dos telefones 3281-9288 (Controle Animal) e pelo WhatsApp 98166-1711.

“O morador pode agendar que a VAS enviará técnicos e o veterinário responsável para imunizar os animais com segurança. Pedimos que a pessoa envie foto do local e o número de animais a serem vacinados, bem como endereço completo, com ponto de referência”, esclareceu Junior.

Para receber a vacina antirrábica, o cão ou gato deverá ter, no mínimo, três meses de vida; além de 12 meses de intervalo entre uma vacina antirrábica e outra.

Sintomas da doença

A raiva tem duas formas de manifestação, dependendo a variante do vírus que acomete o animal: furiosa e paralitica. Após o início dos sintomas, a doença pode durar uma média de dois a cinco dias com resultado de óbito em 100% dos casos.

Os principais sintomas são: excitação, agressividade, medo, dificuldade de engolir, salivação, falta de coordenação dos membros e paralisia.

 

Detran abre 7 mil novas vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu as inscrições para o programa CNH Social 2025, que oferece a emissão gratuita da Carteira Nacional de...

Morador da Serra acerta aposta e ganha mais de R$ 60 mil na Mega-Sena

A sorte sorriu para um morador da Serra, que faturou R$ 61.845,62 ao acertar cinco das seis dezenas sorteadas na Mega-Sena. A aposta premiada...

Moto furtada é recuperada pela PRF na Serra

Na tarde deste domingo (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma moto roubada. O veículo estava estacionado às margens da BR-101, no km...

Comunicados – 14/04/2025

publicidade legal - 14-04-2025Baixar

Serra mobiliza mais de 500 pessoas em rede de solidariedade em Nova Almeida

Mais de 500 pessoas, entre servidores municipais, voluntários e equipes de apoio, foram mobilizadas para acelerar os serviços de limpeza, apoio social, ajuda humanitária...

Serra ganha novas linhas de ônibus do Transcol; veja quais

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) divulgou que três novas linhas de ônibus do Sistema Transcol...

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia na Serra

Em ação conjunta, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, encontraram uma ligação direita casos de furto de energia elétrica durante inspeções...

Feriado com gastronomia e cultura no 1º Fest Santo Manguinhos

O feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de abril, será animado no balneário de Manguinhos, na Serra. Durante quatro dias...

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Após as chuvas atingirem várias partes da Serra na noite desta quinta-feira (10), principalmente Nova Almeida, causando diversos transtornos, o Instituto Nacional de Meteorologia...
...