Categories: Saúde

Mais de 43 mil moradores já se vacinaram contra gripe na Serra

A vacinação está suspensa. Foto: Everton Nunes / Secom PMS

Durante a primeira semana da Campanha de Vacinação contra gripe para os grupos prioritários, a Serra já imunizou mais de 43 mil moradores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a previsão é vacinar outras 87 mil pessoas, mas o Governo Federal precisa enviar novas doses, já que o terceiro lote foi todo disponibilizado à população.

A primeira etapa da campanha foi suspensa pela segunda vez. Isso porque, segundo a Prefeitura da Serra, os três primeiros lotes enviados pelo Ministério da Saúde já chegaram ao fim, ou seja, novas doses precisam ser recebidas para que a vacinação continue. Nesta semana, o governador Renato Casagrande (PSB) solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o envio de mais vacinas, durante uma videoconferência.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, nesta primeira etapa, serão vacinados apenas os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Do dia 16 de abril em diante, passam a ser vacinados também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já no dia 9 de maio começa a vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

+ Veja onde se vacinar contra gripe na Serra

Durante os dois primeiros meses deste ano, a Serra confirmou três casos de gripe Influenza B e um caso de Influenza H3N2. A doença, conhecida popularmente como supergripe, é grave e pode levar o paciente a morte. O Governo Federal decidiu antecipar a campanha por conta do novo coronavírus, a Covid-19, que já infectou 26 capixabas. Na Serra, existem mais de 190 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Serra aguarda novas doses e segue sem previsão para continuar campanha

Ao TEMPO NOVO, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, já vacinou em torno de 43,5 mil pessoas contra a influenza. Contudo, o terceiro lote com 14 mil doses enviadas pelo Governo do Estado já foi todo utilizado. Disse ainda que a prefeitura aguarda o repasse de um novo lote.

“A campanha é em etapas, e neste período são vacinados os idosos e os trabalhadores da saúde, que na Serra somam 44.238 pessoas”, disse por meio de nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

53 minutos atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

53 minutos atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás