Mais de 5.5 mil motoristas – sendo 90% homens – foram autuados dirigindo sob efeito de álcool ou drogas. Mas do 5.528 autuados com base na na “Lei Seca’ 4.846 se recusaram a fazer o teste do etilômetro e outros 682 sopraram o equipamento e ficaram reprovados.
Ao todo foram 40.407 condutores abordados, mas 475 foram conduzidos aos plantões policiais por infringência do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê pena de detenção de até três anos, além de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Do número total de abordados, 21.820 condutores se submeteram ao teste, tendo sido aprovados no etilômetro. Os dados são do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da PMES referente as operações da “Lei Seca” realizada em 2014.
Blitz em Manguinhos
O Comandante do BPTran, tenente-coronel Marcelo Luiz Bermudes Rangel informa que os policiais executaram um novo modelo de operação, que integra às modalidades de blitzen estáticas e de vigilância com policiais velados com operações Itinerantes, onde as viaturas atuam em deslocamento, no entorno dos locais onde normalmente há consumo de bebidas alcoólicas.
Exemplo desse novo modelo, a blitz itinerante realizada no entorno da Praia de Manguinhos, em Serra, sábado (17) foi responsável pela abordagem de 202 condutores, culminando com 136 testes de etilômetro, lavratura de 50 Autos de Infrações, remoção de cinco veículos e recolhimento de 21 CNH. Sendo que dos AIT lavrados, 19 foram por embriaguez ao volante.
Confira os números da Lei Seca no Estado:
90% dos abordados são homens
75% tem entre 18 e 39 anos
62% das abordagem foram entre 0h e 6h