Thiago Albuquerque
Há anos a Serra lidera o número de assassinatos no Espírito Santo e não dá sinais que irá sair do topo deste ranking macabro. Os números divulgados ontem (17), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), revelam que dos 126 homicídios ocorridos em fevereiro no Espírito Santo, 25 foram na Serra, o que representa 19% do total em terras capixabas.
E a participação da Serra no total de homicídios da Grande Vitória também permanece alta: 38% da matança na região metropolitana em fevereiro aconteceu aqui. Em segundo lugar vem Vila Velha, 21; seguida por Cariacica, 13; Vitória e Guarapari com 3 casos cada; um em Viana. Não houve registro em Fundão.
Em janeiro se matou mais na Serra: 27 casos. Se somados os dois primeiros meses do ano, já são 52 assassinatos. Fora os que já aconteceram nesta primeira quinzena de março, cujos números só serão divulgados pela Sesp no mês de abril.
Neste primeiro bimestre na Grande Vitória, foram 160 homicídios. Além dos 52 casos da Serra, destaque para Vila Velha com 35 registros, Cariacica com 20 e Vitória com oito. Guarapari, Viana e Fundão somaram juntos nove assassinatos no período.
Apesar do ES ser um dos campeões nacionais de feminicídio, a diferença do número de homens e mulheres assassinados é grande. Dos 160 casos da Grande Vitória em janeiro e fevereiro, 149 foram de homens e 11 de mulheres, sendo que cinco delas foram mortas na Serra.