Mais de 550 animais silvestres foram resgatados na Serra em 2022. De acordo com o Departamento de Fiscalização Ambiental foram 553 animais silvestres encontrados em vias públicas ou residências localizadas nas imediações de áreas verdes de janeiro a dezembro do ano passado.
A espécie mais presente entre resgatados foi o gambá, com 186 ocorrências. Em seguida vêm as cobras, com 126 casos. Outros 241 resgates são de pássaros, jacarés, cágados e espécies mais raras, como gato do mato.
Após o resgate, o animal passa por uma avaliação a respeito das condições físicas. Caso esteja aparentando boa saúde, com sinais vitais normais e sem ferimentos aparentes, o animal é solto nas área de mata mais próxima de onde foi encontrado. Do contrário, aparentando problemas físicos, o animal é encaminhado para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama), localizado no bairro Barcelona.
+ Corpo de jovem desaparecido é encontrado carbonizado na Serra
Ao encontrar um animal silvestre fora do habitat natural, a orientação é que a pessoa acione a Fiscalização Ambiental da Serra, pelos telefones (27) 99951-2321 (até a meia-noite) e (27)3291-7435, este último das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
É importante que não toquem no animal, resguardando, assim, a integridade física do espécime e a segurança dos humanos que estejam por perto.