Vinte e quatro pássaros silvestres foram apreendidos numa residência em Jardim Guanabara, região da Serra, na última terça-feira (6). A operação comandada pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) encontrou preso em gaiolas espécies como canários da terra, coleiros, melros, bigodinho, tempera- viola, sanhaço, trinca-ferros e tiê-sangue.
Já na última semana de novembro, numa operação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Polícia Ambiental, 40 pássaros foram apreendidos nos bairros São Marcos e Cascata.
O caso aconteceu em ações de rotina e através de denúncias na Semma. Os animais silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro. Segundo o diretor de Departamento de Fiscalização Ambiental da Serra, José Luiz Scaquete, o infrator foi atuado e pagará multa, além de responderá por crime ambiental.
Os animais após serem resgatados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Após ficarem na triagem, os animais serão reintroduzidos ao habitat natural.
O município conta com apoio da população para chegar até situações como esta. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (27) 99951-2321 ou 0800 2839780.