A passagem da “Blitz do Consumidor”, projeto idealizado pelo deputado Vandinho Leite, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), e executado via Procon-Ales, por José de Anchieta, na Serra, no último sábado, resultou no atendimento a mais de 600 famílias do bairro.
Durante a ação, os moradores tiveram acesso direto a serviços como negociação de dívidas com até 90% de desconto, cadastro nas tarifas sociais de água e luz, que reduzem o valor das contas em até 75%, além da emissão e agendamento para expedição de RG.
Segundo os dados preliminares divulgados pela equipe do Procon-Ales, os números do mutirão em José de Anchieta foram os seguintes: 61 negociações de dívidas, 53 tarifas sociais, 16 trocas de titularidade das contas e 10 outro registros referentes a direitos do consumidor. Já a busca pelo serviço de agendamento e emissão de RG somou mais de 400 atendimentos.
Ainda local da “blitz” e também por meio das redes sociais, os moradores da comunidade agradeceram e destacaram a importância do projeto para a população. Identificada como Raquel, uma moradora usou a rede social Facebook para agradecer o atendimento recebido na ação, por exemplo. “Que organização! Foi sensacional! Nunca vi nada igual. Toda a equipe e organizadores estão de parabéns”, diz a mensagem da moradora.
Satisfeito com o resultado positivo da “Blitz do Consumidor” em José de Anchieta, Vandinho ressaltou que a missão do projeto é levar mais dignidade e oportunidade à população. “Um dos principais objetivos desse trabalho é levar aos capixabas o acesso a serviços que ajudam a melhorar a vida de milhares de famílias do nosso Estado, em especial as de baixa renda”, disse.
Ainda de acordo com o parlamentar, a tendência é que as ações da “Blitz do Consumidor” ganhe ainda mais força, passando a oferecer cada vez mais serviços a quem procura atendimento nos eventos promovidos pelo projeto. “Estamos nos aprimorando a cada nova ação realizada. Vem muito mais novidade por aí”, concluiu.