Com a chegada de fevereiro, os alunos das escolas públicas municipais da Serra já pensam na volta às aulas, que estão marcadas para a próxima quarta-feira (5). Ao total, serão mais de 65 mil alunos matriculados nas escolas do município serrano.
Segundo a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), houve investimentos na modernização da infraestrutura da rede municipal, principalmente ampliando o número de salas climatizadas com ar-condicionado e também melhorando as estruturas das bibliotecas.
Além disso, houve também novas convocações de professores concursados para o início do ano letivo. No total, foram 450 professores já convocados, que realizaram o concurso público em 2024, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Volta às aulas nas escolas do Estado
Já nas escolas estaduais a volta será mais cedo, nesta terça-feira (4), os quase 190 mil alunos da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo retornarão às aulas divididos em cerca de 400 escolas espalhadas pelo Estado.
Segundo o Governo do Espírito Santo, para tornar esse retorno ainda mais atrativo, o Governo do Estado investe na ampliação de programas educacionais e na modernização da rede de ensino.
Uma das principais novidades é a expansão das escolas em tempo integral. A partir deste ano, mais 30 escolas adotarão esse modelo, totalizando 214 unidades que oferecem uma carga horária ampliada. Com a concepção de educação integral, essa oferta busca aprimorar o aprendizado e fortalecer o desenvolvimento dos estudantes, oferecendo uma formação mais completa.
Outra iniciativa que ganha força neste ano letivo é o programa Escola do Futuro. Voltado para a inovação e a experimentação digital, esse programa irá certificar escolas que utilizam tecnologia como ferramenta para potencializar a aprendizagem.
Em 2025, mais 35 unidades serão certificadas, elevando para 50 o total de Escolas do Futuro distribuídas por 38 municípios capixabas. Com essa ampliação, a certificação agora abrange instituições dos municípios de toda a Região Metropolitana da Grande Vitória, além de incluir novas unidades no interior do Estado.
Por fim, o Governo também informou que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também iniciarão o ano letivo com novidades. A modalidade EJA Profissional oferecerá cursos de qualificação integrados ao Ensino Médio, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas enquanto concluem sua formação acadêmica.
Entre os cursos disponíveis, estão Assistente em Logística, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Assistente de Manutenção e Suporte de Computadores, Cuidador de Idosos, entre outros.