Somente neste ano, até o mês de abril, a Guarda Civil Municipal da Serra já atuou em 7.572 ocorrências e realizou 6.681 ações preventivas. Os dados foram obtidos pelo Tempo Novo nesta quinta-feira (16).
De acordo com a Prefeitura, o número foi atingido porque a corporação atua de forma inteligente e estratégica. Ainda mais tendo como base os dados reunidos pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra (Ospie). “Os dados visam a melhor distribuição do efetivo de forma que alcance todos os bairros do município”.
No período, a Guarda ainda conduziu 68 suspeitos, apreendeu 22 armas de fogo e 16 veículos e recuperou 65 veículos, em uma média de 3 a 4 recuperações por semana. Até abril, foram feitas 90 ações preventivas em estabelecimentos de ensino. Vale ressaltar que janeiro é um mês de férias escolares. Nesse período, foram registrados 49 crimes de tóxicos.
Além disso, o dia da semana em que mais ocorrências foram registradas foi na sexta, com 20,16% dos casos. Seguido pelo sábado com 18,47%; e em terceiro lugar o domingo, com 17,9% dos casos.
Conforme explica a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, Laís Araújo, os investimentos na corporação permitem esses dados. “Com ele (investimento) é possível distribuir mais os agentes e, consequentemente, atingir mais lugares”.
“Até 2023, a GCM já tinha recebido novas viaturas, renovação do armamento e também foi aberto um concurso público com 150 vagas para compor no efetivo. O objetivo é estar cada vez mais próximo da população e levar a sensação de segurança para os bairros. A redução de 17,52% nos crimes contra o patrimônio em 2024 prova que a Guarda, em conjunto com as demais forças de segurança, está trabalhando a todo vapor”, explica a comandante.