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Mais de 8 mil ‘gatos’ pendurados na rede elétrica

A empresa fez 106 mil inspeções em todo o Estado. Foto: Divulgação

8.200 ligações clandestinas de energia. Este foi o número de ‘gatos’ que a EDP Escelsa conseguiu detectar, retirar e corrigir nos seis primeiros meses do ano em bairros da Serra.

Quando se fala de Espírito Santo, a distribuidora realizou mais de 106 mil inspeções em unidades consumidoras, com o objetivo de identificar fraudes nos medidores, e vistorias na rede elétrica, que culminaram na retirada de ligações clandestinas.

Além de ser um crime previsto na legislação, o furto de energia traz risco para quem faz e prejuízos para a população.

A EDP atua rigorosamente, nos 70 municípios da sua área de concessão, em duas frentes de ações no combate às ligações clandestinas: inspeções direcionadas por sistemas computacionais que tem como foco os medidores de energia, e retiradas de ligações clandestinas, feitas diretamente a partir da rede de distribuição que ficam visíveis às equipes da Distribuidora nas vistorias.

O furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do código Penal Brasileiro – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa.

A ligação clandestina pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção do fornecimento do sistema para suas residências e vias públicas e, também, acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, ou outros, pois os cabos da rede elétrica, sempre estão energizados, ou seja, com energia sendo transmitida.

E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz prejuízos apenas para a Concessionária. Também são lesados os próprios clientes. Como a tarifa abrange parte das perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Por esses motivos, a EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as agências de atendimento ao cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

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