Os casos de moradores da Serra que foram infectados por supergripe estão aumentando. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), só este ano já foram 16 registros confirmados da doença na cidade. Além disso, três moradores morreram por conta da Síndrome Respiratória Aguda Grave no município.
Ainda segundo a Sesa, são 82 casos suspeitos da doença na cidade. Dos confirmados, seis casos foram por H1N1, destes um óbito; e nove casos de H3N2 e destes dois óbitos. Também foi confirmado um caso de Influenza B.
Vale destacar que o município, assim como outras cidades brasileiras, não está mais realizando a imunização dos moradores através de vacina. Isso porque o Ministério da Saúde só fornece doses para a imunização durante a Campanha de Vacinação para os grupos prioritários – que acabou em maio. Com isso, deve acontecer outra campanha somente em 2020.
De acordo com a Sesa, o município não pode informar dados sobre os pacientes doentes ou aqueles que foram a óbito. A Prefeitura disse, por meio de nota, que a campanha deste ano foi considerada “boa” e atingiu a meta de 90% da população vacinada, mas não informou a quantidade de moradores que foram vacinados.