Em novo pronunciamento o governador do ES, Renato Casagrande voltou a pedir compreensão por parte da população que não está respeitado as medidas sanitárias anunciadas na última semana. Do dia 18 até 31 de março o estado está em quarentena, com restrição de funcionamento de vários estabelecimentos, como forma de conter a contaminação da covid-19 e diminuir as mortes. Nesta terça-feira (23) 72 pessoas vieram a obtido em decorrência da doença.
“Estou vendo as pessoas se manifestarem e em hora nenhuma tem nossa rejeição a qualquer tipo de manifestação. Mas nós queremos que vocês pensem um pouco naquilo que estamos fazendo numa hora dessa. A vacina não chegou na quantidade que nos esperávamos. O Ministério da Saúde está encaminhado poucos vacinas, estão chegando de pouco a pouco. Ainda estamos vacinando pessoas acima dos 80 anos. Então o único meio que temos de salvar vidas e manter o sistema de saúde mais ou menos organizado é fazendo o distanciamento”, disse o governador.
De acordo com ele, há dois tipos de manifestantes, aqueles que estão de “boa fé” e outras que estão usando o momento para tirar proveitos políticos.
“Eu vejo as manifestações… são legítimas, tem pessoas que tem total boa fé. Que estão precisando trabalhar. Mas tem pessoas tem interessas políticos e eleitorais, temos que separar isso e pedir as pessoas de boa fé a compreensão e o envolvimento de vocês”, afirmou Casagrande.
O governador ainda disse que está em guerra contra o vírus e que decisões não serão tomadas com base na popularidade e sim com responsabilidade para salvar vidas.
“As decisões que a gente toma aqui são difíceis, eu sou o governador, mais do que ninguém eu queria ver todas as atividades em pleno funcionamento, afinal o Estado precisa da arrecadação, eu preciso de ter tranquilidade para governar, não queria ter que tomar nenhuma medida que fosse polêmica. Todos os países do mundo foram afetados, o inimigo é o vírus. Quem governa em época de guerra mundial não pode estar preocupado se a medida é simpática ou se vai te dar popularidade. Tem que estar preocupado se a medida é certa, se é justa é correto.. independente de ser simpática. Por isso estamos pedindo a compreensão de vocês”, finalizou.
Covid-19 no ES:
No Espírito Santo, até a tarde desta terça-feira (23), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, 363.853 casos confirmados, 7.053 mortes pela doença e 339.150 pessoas curadas da doença.
Na Serra:
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 45.250 pessoas que foram infectadas, 828 mortes e 43.801 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 37.926 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.