Por Gabriel Almeida
Verão, férias e praia é uma ótima combinação. Por isso o município de Serra deve receber em torno de 150 mil turistas nesta alta temporada, que vai do Natal até o Carnaval. De acordo com a Prefeitura, o número inclui os visitantes que ficam em hotéis, pousadas, casas próprias e/ou de parentes. O cálculo não inclui os banhistas de outros municípios que vêm às praias da Serra, passam o dia e depois retornam para suas casas.
Para garantir que todas as pessoas que vêm de outros estados para a Serra sejam bem atendidas, os serviços como coleta de lixo, policiamento, fiscalização de trânsito, abastecimento de água entre outros, devem ser reforçados.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, desde o início de dezembro os serviços que o município presta na orla vêm sendo intensificados. Lixeiras danificadas foram trocadas e a coleta de lixo passará a ser feita duas vezes por dia até o final do Carnaval.
Para garantir que os turistas e moradores possam ir e vir das praias com mais conforto, desde o dia 26 a Ceturb reforçou as linhas de ônibus do Transcol que atendem os balneários capixabas com mais de 50 ônibus e cerca de 300 viagens extras nos fins de semana e feriados. A programação especial para o verão vai até o final do Carnaval.
Além disso, haverá 25 ônibus reservas nos terminais caso a demanda fique além do previsto. Na Serra os carros reservas vão atender o terminal de Jacaraípe.
Para que nada possa interromper o caminho até a praia, foi intensificada a fiscalização com agentes de trânsito municipais, principalmente em Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida. Nos balneários com menos movimento, como Bicanga e Carapebus, são realizadas fiscalizações motorizadas. O reforço acontece diariamente, não só nos finais de semana.
Casas superlotadas podem gerar falta d’água
Um dos medos dos moradores da Serra é a falta d’água, mas a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), afirma que o abastecimento no Munícipio de Serra até o momento está normal, apesar de atravessar uma das piores secas do ES. A água captada do rio Santa Maria, que abastece Serra, zona norte de Vitória e Praia Grande, em Fundão, está sendo suficiente para atender a população.
Mas a Cesan pede que a caixa d’água deve ser adequada para o número de pessoas do imóvel. Casos pontuais de desabastecimento podem ocorrer nos balneários devido à superlotação dos imóveis nesta época.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) disse que a PM vai reforçar a abordagens nos ônibus. O objetivo é prevenir a ocorrência de crimes cometidos dentro dos coletivos nesta época, onde costuma haver aumento.
E que a Operação Verão reforçará o policiamento nos balneários com mais 890 militares. Na Serra, será implantado um posto de atendimento ao cidadão no Distrito Policial de Jacaraípe, durante o Réveillon e Carnaval.