Mais recursos para a Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 12 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 19 de outubro de 2018 às 8:39

Mais recursos para a Serra


Hélio Maldonado

No domingo recente concluímos mais um ciclo de processo eleitoral para preenchimento das trinta vagas de Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do nosso Estado. Das urnas colhe-se o resultado da vitória dos candidatos Vandinho Leite (PSDB), Bruno Lamas (PSB) e Xambinho (Rede), todos com seu “reduto político” centralizado na Serra. Cabe destacar que esse foi o melhor desempenho eleitoral dos candidatos serranos na última década. E essa é uma conquista sob vários aspectos.

Dos aproximadamente dois milhões e oitocentos mil eleitores do Espírito Santo, onze por cento desse total se concentra no Município de Serra. E então, linearmente, a vitória dos três Deputados da Cidade corresponde a dez por cento das vagas em disputa. Tais dados evidenciam a sobre-representatividade de Serra na Assembleia Legislativa.

Esse cenário de sobre-representatividade traz consigo uma sinalização de melhoria dos problemas econômicos, sociais e políticos do Município, que infelizmente o credenciam a figurar como a única Cidade capixaba na lista dos trinta locais mais violentos do país.

Isso porque, é consabido que no pacto federativo de repartição do produto da arrecadação tributária, a riqueza da nação se destina de maneira decrescente à União, Estados e Municípios. E os Deputados Estaduais, além de legislarem, têm a possibilidade de anualmente influir na execução do orçamento do Estado quando da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, por meio de “Emenda” de sua autoria. Assim sendo, a participação de um número maior de Deputados barristas nessa deliberação certamente trará consigo uma maior destinação de recursos para Serra para aplicação na educação, saúde, moradia, emprego, renda, segurança e lazer dos seus munícipes. Então, além da aplicação da receita do Município de Serra nessas áreas, a Cidade contará com significativa afetação do orçamento do Estado.

Oxalá que esse cenário de sobre-representatividade possa içar a Cidade à posição mais privilegiada (atualmente ocupa o 7ª lugar) no ranking de índice de desenvolvimento humano dos Municípios capixabas, em contrapartida de Serra ser o Município mais populoso do Estado.




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por