Categories: Notícias

Mais um caso de malária é confirmado na Serra e município fica em alerta

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Foto: Divulgação

Sendo mais comum na região Amazônica do Brasil, a malária já infectou dois moradores da Serra este ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os dois casos são importados, ou seja, os pacientes foram infectados fora do Espírito Santo e voltaram para a cidade portando o vírus. O município está em alerta com a doença desde junho, já que podem aparecer outros casos na Serra.

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o primeiro caso foi confirmado em junho. O morador é de Colina de Laranjeiras, foi infectado em Rondônia – que é um dos estados mais comuns para casos de malária. Mesmo assim a Serra está em atenção desde então já que há risco de contaminação no município. Na ocasião, a reportagem teve acesso a um documento enviado pela Prefeitura da Serra para profissionais de saúde.

Já o outro caso aconteceu depois de junho, mas não há informações sobre o bairro e nem o mês que foi ocorrido. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, disse apenas que a cidade já confirmou mais um caso da doença, sendo dois até agora. Informou ainda que esse segundo morador foi infectado na África.

“Devido a demora na confirmação diagnóstica (1 mês) e características ambientais dessa região (presença do vetor), podemos nos surpreender com novos casos. Tivemos ação de bloqueio pela equipe do VAS no dia 29/05/2019 com objetivo de reduzir a população dos mosquitos transmissores deste agravo”, disse a Secretaria de Saúde em um dos trechos do documento.

Vale lembrar que em 2018 ocorreu um surto de malária no Espírito Santo. Até o mês de agosto do ano passado, o estado tinha registrado mais de 100 casos da doença, incluindo um óbito. Também houve registros da doença na cidade.

Doença pode levar a morte

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Qualquer pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma no caso de uma nova infecção.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região Amazônica.

A malária não é uma doença contagiosa. Uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa, é necessária a participação de um vetor, que no caso é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquito prego), infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes nos horários crepusculares, ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, porém em menor quantidade.

Sintomas da malária

  • febre alta;
  • calafrios;
  • tremores;
  • sudorese (ato de produzir e libertar suo);
  • dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.

Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

23 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

23 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

23 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

24 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás