Categories: Notícias

Mais uma escola de Nova Almeida é arrombada

A escola Valeriana fica na região central de Nova Almeida, a cinco quadras da delegacia. Foto: Google Street View

Jana Tork

Sem vigilantes à noite e nos finais de semana, as escolas públicas municipais em Nova Almeida viraram alvo fácil para arrombadores. O caso mais recente foi na escola Valeriana Rosa Cézar. O arrombamento foi descoberto por funcionários na manhã da última segunda – feira (11).

Um desses funcionários, que pediu para não ser identificado, disse que foram levados R$ 400, dinheiro que tinha sido arrecadado pelos alunos através de uma rifa para ser usado na festa junina da escola. Esse funcionário afirmou ainda que arrombaram a porta da secretaria.

“Todos os armários foram arrombados, as portas foram quebradas, cortaram alarmes e câmeras de monitoramento. Mas só levaram o dinheiro mesmo”, conta.

Os profissionais que trabalham na Valeriana desconfiam que quem participou da invasão conhece o interior da escola e a rotina de trabalho na instituição.

Na semana passada a escola municipal Darcy Ribeiro, também em Nova Almeida, foi alvo de arrombamento. Lá foram levados dois computadores, um telefone e o dinheiro da rifa que seria usado para fazer a festa junina. Os invasores também depredaram e bagunçaram a escola. Foi a 4ª invasão na Darcy Ribeiro só neste ano.

 

Casos se repetem em outros bairros

Desde o fim do contrato da Prefeitura com uma das empresas que forneciam os seguranças, várias escolas municipais ficaram sem o serviço à noite e nos fins de semana. Desde então os casos de arrombamento cresceram.

Além de Nova Almeida, foram registrados casos escolas municipais em Eldorado, Jacaraípe, Feu Rosa, Hélio Ferraz e Jardim Bela Vista. Em alguns casos como a Escola Municipal Jardim Bela Vista, foram seis arrombamentos entre julho de 2015 e janeiro de 2016.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra disse que o processo licitatório também está em andamento para contratação de vigilância patrimonial. Mas não revelou prazo de quando os profissionais estarão nas escolas.

A assessoria disse ainda que com início das atividades da Guarda Civil Municipal, será criada a Patrulha Escolar, que vai reforçar a segurança e dar apoio as Polícias Civil e Militar no enfrentamento à violência.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

7 horas atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

10 horas atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

12 horas atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

17 horas atrás

Feriadão na Serra conta com 15 pontos próprios para banho

Dia de Sol/ Foto: Edson Reis O feriadão da República, celebrado nesta sexta-feira (15) conta com 15 pontos próprios para…

18 horas atrás

Serra conquista prêmio nacional de cidade transparente

A Prefeitura da Serra conquistou o prêmio máximo de transparência. Crédito: Divulgação Neste mês de novembro, foi anunciado que o…

18 horas atrás