Em mais um bate papo do Serra Podcast, dessa vez recebendo na sede do Jornal Tempo Novo, o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB), foram abordados assuntos pertinentes a Serra, entretanto, com um olhar também sobre questões nacionais, já que Majeski vai disputar uma vaga de deputado federal este ano.
Em 2018, ele teve quase 10% de toda a sua votação vinda de eleitores da Serra; foram mais de 4,6 mil votos. Com a bandeira de atuação intimamente ligada à educação, nesta primeira parte do podcast, o deputado foi provocado em relação a questões locais.
Majeski defendeu foco em políticas públicas preventivas capazes de dirimir os problemas atuais; defendeu também prioridade absoluta de investimentos em áreas periféricas e criticou a o que e chamou de falta de planejamento integrado, em especial pelo Comdevit (Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória); que na opinião dele, nunca funcionou objetivamente.
O que causa ainda mais dificuldade para as cidades da Grande Vitória em avançar estruturalmente na melhoria de áreas como mobilidade urbana, saneamento e segurança, por exemplo.
O deputado também alertou sobre a realidade das escolas, especialmente as públicas, neste contexto de retorno às aulas após os dois últimos anos – marcados pelo agravamento da pandemia.
Segundo ele, a pandemia escancarou a realidade de falta de investimentos, valorização e modernização na área da educação. Ele citou as escolas da Serra, em especial, que enfrentam problemas de superlotação; disse que os alunos estão mais desinteressados nos estudos e que os professores estão sobrecarregados.
Ele ainda defendeu a criação de um programa estadual para desenvolver um trabalho multidisciplinar nas escolas, visando levar saúde mental, estabilidade social e de convívio nas unidades. Na parte 2, o Serra Podcast focou em temas ligados ao contexto nacional, do qual, caso hipoteticamente o pré-candidato venha a ganhar a eleição, terá que se posicionar e debater.