O ex-deputado e expoente capixaba do partido Aliança Pelo Brasil, Carlos Manato defende a candidatura de Vandinho Leite (PSDB) para prefeito da Serra. Ele diz que respeita as demais candidaturas, no entanto, considera que Vandinho é “o único em condição de impedir que a cidade seja novamente governada pela família Vidigal” – referindo-se a pré-candidatura do deputado Sérgio Vidigal – PDT, da qual Manato afirma ser um “retrocesso para o município”.
No ES, Manato tem liderado o trabalho de coleta de assinaturas para criar o partido Aliança Pelo Brasil, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro. O ex-deputado entrou em contato com a reportagem do Jornal Tempo Novo para declarar apoio a uma possível candidatura de Vandinho, no sentido de contrapor a possibilidade de retorno de Vidigal a prefeitura da Serra.
Manato considera que a atual conjuntura eleitoral, põe Vandinho como o único em condições de vencer “Vidigal e a esquerda nas urnas”. De acordo com ele, a volta do ex-prefeito para o Executivo municipal “seria um estrago similar ao retorno do PT para a presidência, com escândalos de corrupção e aparelhamento da máquina pública”.
Manato segue: “Vidigal é esquerda, é vermelho, é tudo que Bolsonaro vem combatendo, a velha política conhecida, é só ver a ficha de processos contra ele, tem de tudo”, disparou.
Para a reportagem Manato elencou razões pelas quais apoia o nome de Vandinho na Serra. “Ele tem pouco mais de 40 anos, é jovem mais experimentado em matéria de gestão, é conservador, cristão, tem um currículo limpo, nenhum escândalo de corrupção nas costas, já mostrou que vai ser duro com essa bandidagem que cresce na Serra e apoia as ações do Governo de Bolsonaro, que está quebrando o sistema dos caciques políticos da esquerda, que se dizem a favor do povo, mas enriqueceram as custas do trabalhador”.
Questionado sobre o fato de Vandinho ainda não ter anunciado que será efetivamente candidato, Manato afirmou que vem conversando recorrentemente com ele, e que acredita que “as ameaças que rodam a Serra, no sentido de um retorno de Vidigal e da esquerda, vão pesar na decisão de ser candidato, para proteger a cidade do retrocesso e da corrupção”.
Na semana passada, Movimentos organizados de direita já tinham assinado uma carta da qual pediam que Vandinho fosse candidato representando o extrato do eleitorado mais a direita. Na ocasião eles também citaram um hipotético retorno de Vidigal como uma “ameaça de retrocesso e corrupção” – nas palavras deles.
Sobre Vidigal, o PDT ainda não anunciou publicamente o nome do ex-prefeito como candidato, mas nos bastidores a arrumação de campanha já é bastante notória. Oficialmente, por meio de uma carta assinada por dois dos principais aliados de Vidigal, Madalena Santana e Alessandro Comper, o partido confirmou que terá candidato próprio a prefeitura e rasgou elogios as gestões passadas de Vidigal.
Procurado pela reportagem, Vandinho se disse “agradecido” pelo apoio de Manato. Afirma que o ES é carente de lideranças de “direita conservadora” e que essas pautas em comum “aproximaram ele e Manato”. Sobre ser candidato, ele disse que no momento “adequado” irá tomar a decisão, “uma vez que estamos enfrentando uma pandemia, da qual nos obriga destinar esforços diários”.