Meio Ambiente

Manguezal do rio Reis Magos está sendo aterrado em Praia Grande

O aterro está sendo feito ao lado da estação elevatória da Cesan. Crédito: Divulgação

Uma área de manguezal do rio Reis Magos está sendo aterrada em Praia Grande, Fundão. A situação está acontecendo na Av. Linhares, a cerca de 80 metros da Ponte Velha que liga o balneário à Nova Almeida, na Serra. O aterro é ao lado de uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB) da Cesan.

Sob a condição de não ter o nome divulgado, um morador da região disse que um caminhão caçamba descarregou pelo menos três vezes terra misturada com entulho no terreno no último sábado (03).

Embora haja ocupações urbanas consolidadas ao longo da Av. Linhares – que liga a Rodovia ES 010 à Ponte Velha entre Praia Grande e Nova Almeida – no local ainda existem fragmentos de manguezais bem preservados. Principalmente no entorno do canal do rio Reis Magos. É justamente nesta parte que o aterro está ocorrendo.

Local exato onde o manguezal está sendo aterrado. Crédito: Reprodução/Google Earth

Segundo o parágrafo VII do artigo 4º da Lei Federal Nº 12.651/2012 (Código Florestal), o manguezal em toda sua extensão é Área de Preservação Permanente (APP).

+ Confira o que funciona na Serra no feriado da Independência

Sujeitos a inundações diárias com a variação da maré, o manguezal é um ecossistema onde se encontra água doce e salgada. É área de reprodução de peixes de rio e de mar, além de abrigar diferentes tipos de caranguejos, dentre eles o ameaçado goiamum. Também é lar de aves, répteis, mamíferos, moluscos, flora típica e outras espécies fundamentais para o equilíbrio ecológico da costa, ajudando a proteger o litoral contra erosão.

Polícia Ambiental e Prefeitura de Fundão

O Tempo Novo solicitou um posicionamento da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Sustentável de Fundão, que é o órgão do município responsável pela fiscalização ambiental. E também enviou questionamento à Polícia Ambiental.

Caso obtenha retorno das instituições esta publicação será atualizada.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona na Serra

É feriado nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, em todo o Brasil. Na Serra, órgãos públicos, shoppings e comércios…

32 minutos atrás

Prêmio Equilibrista 2024 traz nova categoria e será no próximo dia 27

O Prêmio Equilibrista, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), chega à sua 30ª edição…

38 minutos atrás

Expocapixaba agita a Serra com atrações culturais, produtos rurais e mini fazendinha

A cantora Dalzy Salles é uma das atrações que vai agitar o palco da Expocapixaba que acontece nesta semana, na…

40 minutos atrás

Jovem de 18 anos é retirado de casa e assassinado por bandidos encapuzados na Serra

O jovem de 18 anos foi retirado da própria casa e assassinado por bandidos encapuzados na Serra. Crédito: Divulgação Um…

1 hora atrás

Viradão Cultural agita São Diogo com 24 horas de programação gratuita

O Viradão Cultural contará com mais de 20 atrações e começa no sábado (23) e se estende até o domingo…

2 horas atrás

Comunicado – 19/11/2024

publicidade legal - 19-11-2024Baixar

3 horas atrás