Por Clarice Poltronieri
Gosta de arte? Que tal conhecer os ateliês da Serra e alguns de Vitória. É o Circuito Artes que vai ter 30 ateliês capixabas abertos à visitação no período de um mês, de 15 de outubro a 15 de novembro.
Os ateliês foram escolhidos pelo Sebrae após um ano de pesquisa e visitação e a Serra foi escolhida em dois pontos diferentes: um em Manguinhos e outro em São Francisco. Cada local terá seu horário específico de visitação. Este é o Primeiro Circuito de Artes Visuais do Espírito Santo.
O objetivo é destacar espaços onde o visitante possa apreciar desde a concepção da obra arte até sua finalização, promovendo uma interação entre o artista e o apreciador de sua arte.
O ateliê de Manguinhos escolhido é o Larts Atelier, do artista Laerte Tavares, que estará aberto de terça a domingo, das 9h às 18h, com exposição em uma tenda de 40 m² de trabalhos do artista, de seus alunos e também de outros artistas do bairro. No dia 24, um sábado, haverá um happy hour a partir das 18h.
Laerte é desenhista e pintor apaixonado pelos florais, mas que também se dedica às pinturas abstratas. O ateliê fica na Av. August Saint Hilaire , 350, Manguinhos, na rua do poste florido.
Já o ateliê do bairro São Francisco é a Casa de Pedra, do artista Neusso Ribeiro, que estará aberto à visitação nos horários normais, de domingo a domingo, das 8h às17h, mas nos finais de semana fica aberto até por volta das 21h. Se chegarem grupos, serão dadas palestras.
Neusso é escultor e trabalha principalmente com madeira, seguindo suas curvas naturais para produzir suas peças. A casa de pedra fica na rua Donaldison da Rocha Barros, s/n, São Francisco. Quem for ao local poderá aproveitar e visitar outros ateliês do entorno que também estarão abertos.
Para conhecer os outros 28 ateliês que participam do Circuito Artes e que estão em outros municípios, basta entrar no site.
O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com os empreendedores dos ateliês.