Lideranças comunitárias e comerciais de Manguinhos, na Serra, estiveram na última quarta-feira (18) na sede da Secretária de Segurança Pública do Estado (Sesp) para solicitar medidas de incremento policial para endurecer o cerco contra criminosos. Quem liderou o encontro foi o morador do balneário, Guilherme Lima, que cobrou uma base móvel (van) e outra base permanente da polícia, além de investigação contra casos de invasão a domicílios na região, entre outras ações.
Acompanhado dos moradores, Fabio Vello e David Silveira, Guilherme Lima (que é o presidente da Associação de Moradores do Bairro) disse para a reportagem que – apesar dos esforços da PM local, a atual situação de insegurança vivenciada pela comunidade de Manguinhos é motivo de preocupação. Ao todo, foram apresentando sete demandas para a Sesp:
1- Uma base militar móvel da Polícia Militar (Van) para operar em Manguinhos no período das festas de fim de ano, verão e carnaval. 2. Implantação de uma Base Policial permanente; 3. Passagens mais frequentes das viaturas das Polícias Civil e Militar; 4. Policiamento rotineiro da Polícia Montada, Moto Patrulhamento e o uso dos quadriciclos na praia; 5. Investigações contra possível quadrilha responsável pelos diversos saques e arrombamentos de residências. 6. Instalação de mais 3 Câmeras de Vídeo Monitoramento; 7. A interlocução direta com a Amman.
De acordo com Guilherme Lima, Roberto Sá se comprometeu a analisar os pleitos apresentados, “adotar de imediato algumas das medidas”, acelerar a implantação de novas câmeras de videomonitoramento (atualmente só tem uma em funcionamento em Manguinhos) e além disso, recomendaram que os crimes seja registrados pelas vítimas para o conhecimento do “real nível de insegurança de Manguinhos”.
Guilherme disse também que a Sesp pediu que a Associação do bairro ajude na integração das câmeras de vídeo monitoramento residenciais para a ampliação do recurso de filmagem de ocorrências. “Já estamos dialogando com moradores que possuem sistema de vídeo monitoramento para integrar com o aparato da Sesp e fortalecer o cerco contra criminosos”, disse o líder comunitário.
Guilherme informaou também que a região praiana da Serra integra o Plano Verão de Segurança, e por isso teve garantia que haverá reforço no policiamento na região.