Em Manguinhos a tecnologia dos smartphones virou aliada contra o crime. Policiais e moradores criaram dois grupos
no aplicativo WhatsApp, onde mantêm contato instantâneo com policias militares que atuam na região. A presença de suspeitos e até situações de assalto são imediatamente passadas aos militares, agilizando o atendimento.
De acordo com o soldado Rogério Pontes, um dos responsáveis pela iniciativa, houve queda de cerca de 90% de ocorrências de crimes no bairro após a criação dos grupos. “Por ser uma comunicação imediata, a maioria dos casos tem grande possibilidade de ser resolvida. Gosto de pensar que não estamos sozinhos e devemos nos ajudar” lembra.
O roubo de cinco veículos numa única vez foi o exemplo de como o aplicativo pode ajudar. Segundo Rogério, quatro dos veículos foram recuperados minutos depois, após a PM ter sido acionada pelos telefones. “Também teve outro roubo de carro onde o veículo foi achado em Feu Rosa cinquenta minutos depois que um morador mandou a mensagem”, conta.
Os grupos já existem há oito meses e tinham cerca de 50 moradores cada um até a última quarta (13). O policial disse que o comando da PM autorizou a criação do grupo vem acompanhando o trabalho dos policiais. Outro que apoia a iniciativa é o Capitão Carvalho, que dá suporte aos militares administradores dos grupos.
Exemplo
Para o presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, o mais interessante é o envolvimento da comunidade. “O fato da comunidade se unir contra a violência é muito bom. Precisamos levar esse projeto à frente para que outras comunidades possam fazer o mesmo para obter mais segurança,” destaca.
A moradora e comerciante Carolina Azevedo disse que ficou muito facilitada a comunicação entre comunidade e policiais. “Muitas vezes ligar para fazer a denúncia ou ir até uma delegacia demora muito. No grupo podemos tirar foto do local, dos suspeitos e imediatamente enviar para a polícia,” detalha.