Por Conceição Nascimento
Descontentes com o modelo de escolha de diretores escolares previsto no decreto 6488/2015, assinado pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), pais de alunos da rede municipal de ensino organizam para esta terça-feira (8) manifestações em diferentes pontos do município, com possibilidade de fechamento de vias a partir das 6h da manhã. O objetivo é conseguir uma agenda com o prefeito e apresentar suas insatisfações com o processo eleitoral.
Entre as principais reclamações está a proibição aos diretores, a partir do segundo mandato, de disputarem reeleições. Também reclamam da prova a ser realizada durante o processo de seleção dos postulantes ao cargo, que segundo os pais beneficiaria aliados da administração.
“O objetivo da prova é que poucos sejam os aprovados, para que o prefeito possa indicar seus aliados”, disse uma professora que não quis se identificar.
Abaixo assinado
Paralelo ao movimento, um grupo de pais realizou um abaixo assinado, que já teria o apoio de 10 mil pessoas, segundo apontam. Alguns defendem que a escolha dos novos diretores seja adiada para 2016.
Titular do Conselho de Escola, Wilian Silverol participa do movimento e alerta que algumas vias da cidade podem ser fechadas, a exemplo da BR 101. “Como pais, não concordamos com o decreto apresentado pelo prefeito e planejamos fechar a BR 101, ES 010 e outras vias da Serra em ambos os sentidos. Queremos chamar a atenção da administração municipal e apresentar nossas insatisfações”, disse.
Karina de Oliveira é mãe de dois alunos da rede municipal. Ela chama a atenção para a qualidade dos serviços prestados por alguns diretores de escola, que têm o apoio da comunidade para permanecer na função. “Estranhamos o fato de que a Associação de Pais e a Federação das Associações de Moradores não nos apoiarem nesta luta. Os pais não foram ouvidos sobre a decisão do prefeito, que colocou normas no decreto a fim de evitar que diretores empossados na administração anterior permaneçam no cargo. Não acho justo a comunidade ser penalizada por uma briga pessoal entre Audifax e Vidigal (Sergio Vidigal – PDT-ex-prefeito)”, opinou.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra para saber se haveria possibilidade de os pais de alunos serem recebidos pelo prefeito, mas até o momento não obteve retorno.