Categories: Notícias

Manifestação de pais de alunos pode fechar vias da Serra nesta terça-feira (8)

Pais e representantes de conselhos escolares prometem manter o movimento até serem recebidos pela administração da Serra

Wilian Silverol defende mudanças no Decreto apresentado pela administração municipal. Foto: Divulgação. Arquivo pessoal

Por Conceição Nascimento

Descontentes com o modelo de escolha de diretores escolares previsto no decreto 6488/2015, assinado pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), pais de alunos da rede municipal de ensino organizam para esta terça-feira (8) manifestações em diferentes pontos do município, com possibilidade de fechamento de vias a partir das 6h da manhã. O objetivo é conseguir uma agenda com o prefeito e apresentar suas insatisfações com o processo eleitoral.

Entre as principais reclamações está a proibição aos diretores, a partir do segundo mandato, de disputarem reeleições. Também reclamam da prova a ser realizada durante o processo de seleção dos postulantes ao cargo, que segundo os pais beneficiaria aliados da administração.

“O objetivo da prova é que poucos sejam os aprovados, para que o prefeito possa indicar seus aliados”, disse uma professora que não quis se identificar.

Abaixo assinado

Paralelo ao movimento, um grupo de pais realizou um abaixo assinado, que já teria o apoio de 10 mil pessoas, segundo apontam. Alguns defendem que a escolha dos novos diretores seja adiada para 2016.

Titular do Conselho de Escola, Wilian Silverol participa do movimento e alerta que algumas vias da cidade podem ser fechadas, a exemplo da BR 101. “Como pais, não concordamos com o decreto apresentado pelo prefeito e planejamos fechar a BR 101, ES 010 e outras vias da Serra em ambos os sentidos. Queremos chamar a atenção da administração municipal e apresentar nossas insatisfações”, disse.

Karina de Oliveira é mãe de dois alunos da rede municipal. Ela chama a atenção para a qualidade dos serviços prestados por alguns diretores de escola, que têm o apoio da comunidade para permanecer na função. “Estranhamos o fato de que a Associação de Pais e a Federação das Associações de Moradores não nos apoiarem nesta luta. Os pais não foram ouvidos sobre a decisão do prefeito, que colocou normas no decreto a fim de evitar que diretores empossados na administração anterior permaneçam no cargo. Não acho justo a comunidade ser penalizada por uma briga pessoal entre Audifax e Vidigal (Sergio Vidigal – PDT-ex-prefeito)”, opinou.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra para saber se haveria possibilidade de os pais de alunos serem recebidos pelo prefeito, mas até o momento não obteve retorno.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

6 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

7 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

7 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

9 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

9 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

17 horas atrás